Em Março fechamos a retrospetiva da realizadora japonesa Kinuyo Tanaka, uma das mais importantes atrizes japonesas, dos anos 1950 com a exibição dos seus três últimos filmes. No dia 30 receberemos  o programador do ciclo Miguel Patrício para uma palestra sobre a realizadora antes da exibição do seu último filme: SENHORA OGIN.
Mas também temos mais cinema realizado por mulheres com a exibição de RODEO, primeira longa-metragem da realizadora francesa Lola Quivoron, O PANTÂNO da aclamada realizadora argentina Lucrecia Martel e o comovente PICCOLO CORPO da estreante Laura Samani.
No dia 23 temos uma sessão dedicada a toda a família com o filme de animação AWAY, sobre a viagem de volta a casa de um rapaz e o seu pássaro.

Mas temos muito mais para ver. Não percam!

Sábado, 2 de março [GOLPE DE MESTRE] (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

A PRINCESA ERRANTE / RUTEN NO ÔHI

Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1960 | FIC | 102’)

É o primeiro filme de Tanaka a cores e em Cinemascope, um épico sobre uma mulher presa nos conflitos da História. Baseado nas memórias de Hiro Saga, “A Princesa Errante” retrata a história de Ryuko, uma aristocrata que, no início da Segunda Guerra Mundial, é forçada a casar- se com Futetsu, o irmão mais novo do imperador chinês brevemente a ser deposto. O envolvimento de Ryuko na ocupação japonesa da Manchúria cumpre com surpreendente profundidade a ambição de Tanaka em querer relatar uma saga histórica através de uma perspectiva crítica feminina. 

Quinta-feira, 7 de março (A TEMPO E HORAS)

RODEO

Lola Quivoron (FRANÇA | 2022 | FIC | 101’)

Julia vive de pequenos esquemas e dedica uma Paixão quase animalesca ao motociclismo. Num dia de verão, ela conhece um grupo de motociclistas de acrobacias e infiltra-se nesse ambiente clandestino, constituído sobretudo por rapazes. Até que um acidente enfraquece a posição dela dentro do grupo.

Sábado, 9 de março [GOLPE DE MESTRE]

O PÂNTANO / LA CIÉNAGA

Lucrecia Martel (FR/ARG | 2001 | FIC | 103’)

No Nordeste Argentino, um casal e os seus filhos adolescentes enfrentam um calor infernal na sua casa de campo. Uma prima traz os seus filhos também. Quando a mulher sofre um acidente doméstico, os adultos vão para a cidade e os jovens ficam sozinhos.

Quinta-feira, 14 de março (A TEMPO E HORAS)

MAY DECEMBER : SEGREDOS DE UM ESCÂNDALO

Todd Haynes (EUA | 2023 | FIC | 117’)

Uma atriz chega a Savannah, na Geórgia, para estudar a mulher que vai retratar num filme sobre uma família nascida de um escândalo público. É através deste delicado processo de exploração narrativa que a estranha e inquietante história é enquadrada, e que ficamos a conhecer o passado, a matriarca no centro do escândalo e o seu jovem marido, o americano de origem coreana com quem começou a ter um caso quando ele tinha 13 anos.

Sábado, 16 de março  [GOLPE DE MESTRE] (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

MULHERES DA NOITE / ONNA BAKARI NO YORU

Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1961 | FIC | 92’)

A jovem Kuniko mora num centro de reabilitação para ex-prostitutas. Apesar da gentileza da directora, a vida não é fácil e, como todas as suas camaradas, ela espera sair regenerada da instituição. Ela recebe uma oferta de emprego numa mercearia, mas o marido da senhoria e os homens da vizinhança são muito desregrados. Kuniko foge e vai trabalhar para uma fábrica. Diante da maldade dos demais funcionários, ela larga outra vez o emprego para ingressar numa estufa de rosas. Aí, a vida parece ficar mais fácil, mas o passado da jovem volta para atormentá-la…

Quinta-feira, 21 de março [GOLPE DE MESTRE]

ELES NÃO USAM BLACK-TIE

Leon Hirszman (BRASIL | 1981 | FIC | 115’)

Otávio é um militante sindical que organiza uma greve para resistir às práticas exploradoras de uma metalúrgica, onde o seu filho Tião trabalha. Mas com a namorada grávida, Tião resiste à greve para não perder o emprego.

Sábado, 23 de março  /SESSÃO FAMÍLIAS/

AWAY – A VIAGEM

Gints Zilbalodis (LETÓNIA | 2019 | ANI | 74’)

AWAY é um trabalho de amor, uma incrível longa-metragem de animação escrita e realizada por Gints Zilbalodis, contada em quatro capítulos, que acompanha um menino que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete o que o levou àquela ilha. Parte sonho, parte realidade, o enredo é, de certa forma, um reflexo do processo criativo da própria produção do filme. AWAY reflete sobretudo sobre a necessidade comum e universal de encontrar uma conexão.

Repleto de visuais impressionantes, são as imagens de Zilbalodis que falam, neste filme sem diálogos.

Quinta-feira, 28 de março (A TEMPO E HORAS)

PICCOLO CORPO

Laura Samani (It/Fr/ESL| 2021 | FIC | 89’)

Uma jovem mulher de luto deixa a sua aldeia à beira-mar para tentar libertar a alma do seu bebé nado-morto, partindo numa perigosa viagem até um remoto santuário na montanha onde mantém a fé num milagre.

Sábado, 30 de março [GOLPE DE MESTRE] – (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

16h30: Palestra Miguel Patrício (entrada gratuita)

Esta palestra, com duração de cerca de 1h30, traça o perfil artístico de Kinuyo Tanaka, uma das mais importantes atrizes japonesas, dos anos 1950. No período pós-guerra, a própria Tanaka tornou-se realizadora. Entre 1953 e 1962, dirigiu seis longas-metragens trabalhando no cinema mainstream produzido pelo sistema de estúdio japonês. A palestra aborda o seu percurso artístico, as dificuldades que sentiu enquanto mulher, e a sua incursão tardia na realização. Uma oportunidade para conhecer uma das grandes figuras do cinema japonês, ainda desconhecida para muitos de nós.
Após a palestra será exibido o seu ultimo filme A SENHORA OGIN.

18h : SENHORA OGIN/ OGIN-SAMA

Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1962 | FIC | 101’)

No final do século XVI, quando o cristianismo vindo do Ocidente foi proscrito no Japão, a Senhora Ogin apaixona-se pelo samurai Ukon Takayama, que é um devoto cristão. O guerreiro recusa os seus avanços, preferindo dedicar-se à sua fé, e Ogin acaba por casar com um homem que não ama. Mas, alguns anos depois, Ukon regressa e confessa o seu amor por ela. Ogin, que é filha do famoso mestre de chá Rikyû, quer recuperar a sua liberdade, mas o arguto Hideyoshi, que reina sobre o país, iniciou as perseguições anti-cristãs…

Bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€

A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.

Não se fazem reservas.

Casa das Artes – Rua Ruben A, 210, Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending