Próximo domingo, dia 7 de abril, não perca mais uma Matiné do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

Retomamos a famosa Semana do Cinema Europeu, organizada durante a década de 90. Esta mostra de cinema compreendia a exibição de obras de realizadores em estreia ou cujos filmes não tiveram, na altura, grande circulação nas salas de cinema nacionais. Para lá dessa seleção de filmes, propomos outros títulos omissos na programação original que, sob o olhar atual, ganham uma renovada relevância, justificando a sua apresentação.

Dekalog One + Dekalog Eight de Krzysztof Kieślowski é exibido este domingo às 11h15.

DOMINGO, 7 de abril às 11h15 – DEKALOG 1 & 8

DEKALOG 1 de Krzysztof Kieślowski (Polónia, fic, 1988, 53′)

Utilizando os Dez Mandamentos como inspiração temática e semi-estrutural, Dekalog foi concebido como uma série de 10 episódios para exibição na televisão polaca. Este trabalho, composto por episódios independentes, é amplamente considerado um dos maiores feitos cinematográficos de sempre. Dekalog: One aproxima-se do mandamento católico “Amar a Deus sobre todas as coisas”, ao seguir a história de um informático ateu, do seu filho e da sua fé ingénua na humanidade.

DEKALOG 8 de Krzysztof Kieślowski ( Polónia, fic, 1988, 55′)

O oitavo episódio da série Dekalog, escrita e realizada por Krzysztof Kieślowski, aborda o mandamento católico “Não levantar falsos testemunhos”, explorando um enigma moral que coloca duas pessoas num dilema emocional. Zofia, uma reputada professora de ética, é confrontada com o seu próprio passado quando uma mulher judia lhe fala de um casal católico que se recusou a dar-lhe abrigo durante a Segunda Guerra Mundial. Zofia pertencia a esse casal.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending