A programação de Maio abre com a descida ao purgatório de Sukorov com o seu mais recente filme: FAIRYTALE. Na semana em que se celebra o dia mundial da dança exibimos o documentário de Marco Martins sobre a companhia Ballet Gulbenkian. UM CORPO QUE DANÇA passa no dia 4 de maio.

Na segunda semana de Maio juntamo-nos à Festa do Cinema Italiano com muitas sessões recheadas da melhor cinematografia italiana.

Não percam também PRISCILLA, o mais recente filme de Sofia Coppola, VIDAS PASSADAS, primeiro filme de Celine Song e o filme de animação de Javier Mariscal e Fernando Trueba MATARAM O PIANISTA .

Mas também teremos Kiarostami, Godard. Há muito para ver!

2 de maio | 21h30 [GOLPE DE MESTRE]

FAIRYTALE – SOMBRAS DO VELHO MUNDO

Aleksandr Sukorov  (2022 . IT/EN/RU/AL. ANI. 78’. M/12)

Era uma vez dois vagabundos… Não, três… Não, afinal são quatro… Mas havia outros, todos muito diferentes. Eu conhecia-os. Por muito tempo. Mas como eles, eu sentia-me apertado. Então algo aconteceu e, subitamente, eles desapareceram. À noite, eu ouvia vozes, fragmentos de perguntas complexas, gemidos, o uivo de milhões de vozes… Foi então que uma excitação inexplicável tomou conta de mim.

4 de maio | 18h00 (A TEMPO E HORAS – ESPECIAL DIA MUNDIAL DA DANÇA)

UM CORPO QUE DANÇA

de Marco Martins (2022. PT. DOC. 127’ . M/12)

Uma proposta para a história do corpo a partir do percurso de uma das maiores companhias de dança portuguesas do século XX. O documentário de Marco Martins caminha a par do desenvolvimento da dança em Portugal e da história política, económica e sociocultural do país. UM CORPO QUE DANÇA é a história da vivência de um novo corpo, em transformação, que se liberta do fascismo, e de uma sociedade em mudança que se abre ao mundo exterior. A partir de imagens de arquivo inéditas e entrevistas a vários criadores e bailarinos acompanhamos o trajeto de uma companhia extraordinária, através dos movimentos e das palavras dos seus protagonistas, da sua génese no início dos anos 60 até à extinção em 2005.

16 maio | 21h30 (A TEMPO E HORAS)

PRISCILLA

de Sofia Coppola (2023. EUA. FIC. 113’)

Quando a jovem Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley numa festa, ainda não antecipa o lugar que a estrela mítica do rock-and-roll ocupará na sua vida íntima: uma paixão emocionante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola narra o lado menos conhecido de um grande mito americano e traça um retrato profundamente comovente, arrebatador e detalhado de uma história de amor, fantasia e fama.

18 maio | 18h00 [GOLPE DE MESTRE]

TRABALHOS DE CASA

de Abbas Kiarostami (1989. IRÃO. DOC. 78’)

Um inquérito ao sistema educacional iraniano. Vários alunos são entrevistados na escola e falam sobre o excesso de trabalhos de casa e os castigos. Uma das obras-primas de Abbas Kiarostami.

23 maio | 21h30 (A TEMPO E HORAS)

VIDAS PASSADAS

de Celine Song (2022. EUA. FIC. 105’)

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância com uma ligação profunda, são separados quando a família de Nora decide emigrar da Coreia do Sul. Duas décadas mais tarde, reencontram-se em Nova Iorque, onde confrontam noções de destino e amor.

25 maio | 18h00 «FILME FALADO»

MATARAM O PIANISTA

de Javier Mariscal, Fernando Trueba (2023. ES/FR/HO/PT/PR. ANI. 103’)

Um jornalista de Nova York inicia uma investigação para descobrir a verdade por trás do trágico e misteriosos desaparecimento do jovem virtuoso piano brasileiro Tenório Jr., originando uma jornada narrativa que, ao mesmo tempo, irá comemorar a época da Bossa Nova brasileira e a liberdade criativa que caracterizou a raiz deste movimento, tendo em pano de fundo a contrastante brutalidade dos regimes ditatoriais que, nos anos 60 e 70, emergem na América Latina.

Quinta-feira, 30 maio | 21h30 [GOLPE DE MESTRE]

O SOLDADO DAS SOMBRAS

de Jean-Luc Godard (1960. FR. FIC. 88’)

O repórter fotográfico Bruno Forestier, desertor durante a guerra da Argélia, está em Genebra e trabalha numa organização clandestina de extrema-direita, que lhe impõe a missão de assassinar um jornalista pró-argelino para provar que não é um agente duplo… Uma história de amor entre facções opostas, mas que é sobretudo uma declaração do cineasta contra os horrores da tortura e do esvaziamento moral de quem a pratica.

Bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€

A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.

Não se fazem reservas.

Casa das Artes – Rua Ruben A, 210, Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

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