foto-capa-fb-outubro-final

 

Para a nossa rentrée, apresentamos um ciclo dedicado ao Cinema Americano. As 8 sessões que se apresentam propõem um ponto de vista sobre uma cinematografia americana que, pela sua diversidade, será completado mais tarde em novos ciclos.

ERA UMA VEZ O CINEMA AMERICANO, PARTE I.

Neste mês de Outubro, apresentamos cineastas e obras que qualificam o cinema americano como um dos mais transversais e eclécticos de sempre, influenciando cinematografias à volta do mundo das formas mais diversas.

De Orson Welles, o enfant terrible que se refugiu na Europa, a Hitchcock, o europeu que a América acolheu, passaremos por John Ford e Manckiewicz, colocando-os lado a lado com autores contemporâneos: Tarantino e os irmãos Coen, ambos exemplo da vitalidade e da capacidade de reinvenção do cinema americano atual com influencias claras do cinema clássico. Exibimos também O TOURO ENRAIVECIDO, a obra-prima de Martin Scorsese, representante do movimento MOVIE BRATS que surgiu na América nos anos 70.

O destaque da programação coloca-se no único filme realizado por Charles Laughton, A SOMBRA DO CAÇADOR, considerado em 2007 um dos filmes mais belos do mundo pela prestigiada revista Cahiers du Cinema.

Em complemento à nossa programação regular, abrem-se inscrições para o curso História do Cinema Americano (1930-2000) orientado pelo realizador e crítico de cinema José Oliveira ( mais informações aqui no blog)

CCP_10-2016_Cartaz_PRINT

Quinta-feira, 6 de Outubro | 21h30A SEDE DO MAL
TOUCH OF EVIL
Orson Welles
EUA | 1958 | FIC | 105′ | M/12Considerado um filme de culto, “A Sede do Mal”, de Orson Welles, passa-se numa cidade fronteiriça entre o México e os Estados Unidos onde Mike Vargas (Charlton Heston), detective mexicano, interrompe a sua lua-de-mel para participar numa investigação. Vargas vê-se obrigado a testemunhar contra Grande, líder de uma família de traficantes de droga, cujos parentes tentam afastá-lo do caso. Quando uma bomba explode no interior de um carro e mata um magnata norte-americano, Vargas envolve-se numa investigação que põe a descoberto os métodos questionáveis de Hank Quinlan (Orson Welles), chefe da polícia dessa região. Antevendo que Vargas fosse longe demais, Quinlan alia-se a Grande, colocando as vidas de Vargas e da sua mulher Susie (Janet Leigh) em perigo.

Sábado, 8 de Outubro | 18h00

OS PÁSSAROS
THE BIRDS
Alfred Hitchcock
EUA | 1963 | FIC | 119′

Um dos maiores êxitos de público de Hitchcock e também uma das suas obras mais perfeitas. Adaptado de um conto de Daphne du Maurier, “The Birds” é história de uma caprichosa jovem que vai para uma pequena cidade costeira (Bodega Bay) em busca de um conhecimento de ocasião, e se vê no centro de uma estranha “revolta” de aves que começam a atacar as pessoas.

Quinta-feira, 13 de Outubro | 21h30

OS OITO ODIADOS
THE HATEFUL EIGHT
Quentin Tarantino
EUA | 2015 | FIC |187′

Wyoming (EUA), alguns anos após a Guerra Civil Americana (1861-1865). Oito estranhos encontram-se abrigados numa estalagem nas montanhas devido a uma terrível tempestade de neve. Aos poucos, os oito viajantes começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um confronto inevitável. 
Oitava incursão em cinema de Quentin Tarantino (o aclamado realizador de“Cães Danados”, “Jackie Brown”, “Kill Bill – A Vingança (vol. 1 e 2)”, “Sacanas Sem Lei”, “Django Libertado”), um “western” sangrento protagonizado por Samuel L. Jackson, Kurt Russell entre outros, que reúne temas como a traição e a mentira, recorrentes no trabalho do realizador. 

Sábado, 15 de Outubro | 18h00

A PAIXÃO DOS FORTES
MY DARLING CLEMENTINE
John Ford
EUA |1946 | FIC | 97′

“A Paixão dos Fortes” é um “western” clássico, brilhantemente realizado por John Ford, baseado num livro de Stuart N. Lake, sobre a não menos clássica lenda de Wyatt Earp. Conta a história do xerife de Tombstone e do conflito com Doc Holliday (Victor Mature) que os leva até ao duelo em O.K. Corral. Wyatt Earp (Henry Fonda) e os seus irmãos Morgan (Ward Bond) e Virgil (Tim Holt) partem para Tombstone, deixando o irmão James a tomar conta da herdade da família. Quando regressam, descobrem que alguns animais foram roubados e James assassinado. Wyatt aceita o cargo de “marshal” da cidade, faz dos irmãos os seus ajudantes e jura ficar em Tombstone até vingar a morte de James…

Quinta-feira, 20 de Outubro | 21h30

A SOMBRA DO CAÇADOR
THE NIGHT OF THE HUNTER
Charles Laughton
EUA | 1955 | FIC | 97′

Esta única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico para o moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um serial killer (a mais mítica criação de Robert Mitchum), perseguindo as crianças à guarda de uma estranha mother goose, Lillian Gish.
Textos de Cinemateca

Sábado, 22 de Outubro
A sessão regular do Cineclube será substituida pelo Lux Film Day organizada pelo Parlamento Europeu.

Quinta-feira, 27 de Outubro | 21h30

EVA
ALL ABOUT EVE
Joseph L. Mankiewicz
EUA | 1950 | FIC | 135′Um dos mais famosos filmes da história do cinema em que Mankiewicz ganhou dois Oscars, como realizador e argumentista. O teatro é o seu pano de fundo, mas bem poderia ser o cinema, com as traições, carreirismos e oportunismos que denuncia. Marilyn num dos seus primeiros papéis de destaque e um cínico e fabuloso George Sanders (outro Oscar winner) como crítico teatral. Sábado, 29 Outubro | 18h00

SALVE., CESAR!
HAIL, CESAR!
Ethan e Joel Coen
EUA | 2016 | FIC | 146′

Hollywood (EUA), década de 1950. Edward Mannix é uma das peças fundamentais do negócio do cinema. A sua principal função é proteger as grandes estrelas de escândalos de todos os tipos. A sua vida é um frenesim de acontecimentos e de problemas para resolver. Mas o seu maior desafio surge quando Baird Whitlock, o actor principal de uma superprodução chamada “Salvé, César!”, é raptado a meio das filmagens. O rapto é reclamado por uma organização criminosa autodenominada “Futuro”, que exige uma exorbitante quantia de dinheiro. Gerir os egos de um sem-número de actores, realizadores e produtores, ao mesmo tempo que tenta encontrar o paradeiro de Whitlock, não é tarefa para qualquer um. Mas parece que Mannix consegue estar sempre à altura das circunstâncias…

 

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending