Até março, as Matinés do Cineclube no Batalha serão dedicadas ao género thriller, com uma programação composta por filmes exibidos pelo Cineclube entre 1949 e 1985, atravessando diferentes épocas e cinematografias.
Neste gesto de revisitação, e conscientes da histórica falta de visibilidade atribuída às mulheres na realização cinematográfica, será exibido, a encerrar o ciclo, um filme nunca antes apresentado na programação: Eyewitness, de Muriel Box — até à data, a mais prolífica cineasta britânica de sempre.
Arroz Amargo / Riso Amaro de Giuseppe de Santis é exibido este domingo às 11h15.

Arroz Amargo / Riso Amaro de Giuseppe de Santis (Itália, fic., 1949, 108’)
Considerado o primeiro grande êxito de bilheteira do Neorrealismo italiano, Riso amaro chegou a Portugal envolto em polémica e foi proibido apenas duas semanas após a estreia. O filme, protagonizado por Silvana Mangano e marcado pelo erotismo, acompanha Francesca e Walter, dois fugitivos que se misturam entre as mondadeiras de arroz no norte de Itália — onde conhecem a ingénua Silvana. Enquanto Francesca aprende o ofício, Silvana deixa-se seduzir por Walter, até que um assalto muda o rumo dos três. Nomeado para a Palma de Ouro em Cannes, este drama é visto como a obra-prima de De Santis e um marco do cinema italiano.


BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt



