Para abrir o ano, e até março, as Matinés do Cineclube no Batalha serão dedicadas ao género thriller, com uma programação composta por filmes exibidos pelo Cineclube entre 1949 e 1985, atravessando diferentes épocas e cinematografias.
Neste gesto de revisitação, e conscientes da histórica falta de visibilidade atribuída às mulheres na realização cinematográfica, será exibido, a encerrar o ciclo, um filme nunca antes apresentado na programação: Eyewitness, de Muriel Box — até à data, a mais prolífica cineasta britânica de sempre.
A Desaparecida! / The Lady vanishes de Alfred Hitchcock é exibido este domingo às 11h15.

A Desaparecida! / The Lady vanishes! de Alfred Hitchcock (Reino Unido, fic., 1938, 96’)
Durante um nevão, um grupo de passageiros fica retido numa estalagem, à espera de que as linhas férreas sejam desbloqueadas para seguirem viagem até ao Reino Unido. A jovem Iris faz amizade com a enigmática Sra. Froy, que desaparece misteriosamente quando o comboio retoma o percurso — e os restantes viajantes negam que esta tenha existido. Com a ajuda de Gilbert, um musicólogo, Iris tenta descobrir a verdade. O êxito internacional desta obra de Hitchcock, eleita pelo BFI como um dos melhores filmes britânicos do século XX, consolidou o prestígio do realizador e abriu caminho para a sua transição para Hollywood.


BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt


