Para abrir o ano, e até março, as Matinés do Cineclube no Batalha serão dedicadas ao género thriller, com uma programação composta por filmes exibidos pelo Cineclube entre 1949 e 1985, atravessando diferentes épocas e cinematografias.

Neste gesto de revisitação, e conscientes da histórica falta de visibilidade atribuída às mulheres na realização cinematográfica, será exibido, a encerrar o ciclo, um filme nunca antes apresentado na programação: Eyewitness, de Muriel Box — até à data, a mais prolífica cineasta britânica de sempre.

A Desaparecida! / The Lady vanishes de Alfred Hitchcock é exibido este domingo às 11h15.

A Desaparecida! / The Lady vanishes! de Alfred Hitchcock (Reino Unido, fic., 1938, 96’)

Durante um nevão, um grupo de passageiros fica retido numa estalagem, à espera de que as linhas férreas sejam desbloqueadas para seguirem viagem até ao Reino Unido. A jovem Iris faz amizade com a enigmática Sra. Froy, que desaparece misteriosamente quando o comboio retoma o percurso — e os restantes viajantes negam que esta tenha existido. Com a ajuda de Gilbert, um musicólogo, Iris tenta descobrir a verdade. O êxito internacional desta obra de Hitchcock, eleita pelo BFI como um dos melhores filmes britânicos do século XX, consolidou o prestígio do realizador e abriu caminho para a sua transição para Hollywood.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending