Para encerrar o ano, propomos para as nossas Matinés uma viagem ao universo do western e à sua influência noutras cinematografias. Em destaque, o clássico Johnny Guitar (Nicholas Ray, 1954), um dos raros westerns com uma protagonista feminina (Joan Crawford), várias vezes exibido pelo Cineclube ao longo dos seus oitenta anos. A acompanhar, Os Mercenários (Sergio Corbucci, 1968), um dos títulos mais marcantes do western spaghetti.  

Il Mercenario
de Sergio Corbucci é exibido no domingo às 11h15.

Il Mercenario / O Pistoleiro Profissional de Sergio Corbucci ( Itália / Espanha, fic., 1968, 110’)

Este western spaghetti segue Sergei Kowalski (Franco Nero), um mercenário polaco contratado para ajudar revolucionários mexicanos liderados por Paco Roman (Tony Musante). A aliança entre ambos é tão instável quanto o próprio contexto político, atravessando traições, batalhas e ideais em conflito. Com humor ácido, crítica à exploração capitalista e ecos da Revolução Mexicana, o filme combina ação explosiva com sátira mordaz. Destaca-se pela direção estilizada, pelos cenários áridos e poeirentos e pela banda sonora icónica de Ennio Morricone, que amplifica a tensão e o absurdo da guerra.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending