No próximo dia 20 de dezembro (sábado) às 15h acontece a segunda de três conversas dedicadas ao acervo do Cineclube do Porto, disponível na Biblioteca de Cinema do Cineclube do Porto, na Casa do Infante.
Esta iniciativa integra as comemorações dos 80 anos do Cineclube do Porto.
Neste segundo encontro, partiremos do trabalho de ilustração em linogravura e zincogravura desenvolvido ao longo dos anos no Cineclube. A conversa irá centrar-se nos processos de produção gráfica das suas publicações e na dimensão artesanal que as caracteriza para assim valorizar e dar visibilidade às diversas técnicas e expressões artísticas utilizadas, desde a década de 1960, nas ilustrações e materiais gráficos dos programas do Cineclube do Porto, refletindo também sobre a sua dimensão artistica e social.
A conversa será moderada por Fernando José Pereira e contará com as participações de José Paiva e Joana Paradinha.
🗣️ Entrada livre.

Fernando José Pereira (moderador)
Fernando José Pereira (Porto) é artista e investigador. É investigador do Instituto de Investigação em Arte e Design da Universidade do Porto e do Grupo de Estética e Teoria das Artes da Faculdade de Filosofia da Universidade de Salamanca.
Expõe regularmente em galerias — como Graça Brandão e Marta Vidal (Porto) e João Graça (Lisboa) — e em instituições museológicas, entre as quais o Museu de Serralves (Porto), o Centro Cultural de Belém (Lisboa), o Museu do Chiado (Lisboa), a Culturgest (Lisboa), a Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa) e o Centro Galego de Arte Contemporânea (Santiago de Compostela). Participa também em bienais e mostras internacionais, como a IX Bienal de Sharjah (2009), a III Bienal Ibero-Americana de Arte Contemporânea (Lima, 2002), a Bienal de Pontevedra (1998) e ARCO.
O seu trabalho tem sido apresentado em diversas cidades internacionais, incluindo Salamanca (“La memoria es un dispositivo para anular la distancia”, Espacio de Arte Experimental, 2022); Jerusalém Oriental – Palestina ocupada (Qalandyia International, Open Gallery, “Fear”, Palestinian Art Court, 2016); Seydisfjordur, Islândia (“untitled [speechless]”, 2012); Rio de Janeiro (“Sobre ilhas e pontes”, Galeria Candido Portinari, 2010); Berlim (“Die Anthologie der Kunst”, 2004); Barcelona (“Sem gerações – Momentos da vídeo arte portuguesa contemporânea”, 2004); Glasgow (“Plano XXI – Portuguese Contemporary Art”, 2000); Budapeste (“Young & Serious”, 1999); Frankfurt (“Grenzüberschneidugen”, 1997); Amiens (“Hors catalogue”, 1996) e Gand (Europália 91).
Realizou ainda numerosas exposições individuais em Nantes (residência artística “Please to meet you”, 1996), La Coruña (Fundación Luis Seoane, 1998), Santiago de Compostela (Auditório de Galicia, 2004; CGAC, 2011), Coimbra (Colégio das Artes, 2015), Santo Tirso (Museu Internacional de Escultura Contemporânea, 2018), Porto (Sala de Arte Contemporânea João Espregueira Mendes, 2021), Vila Franca de Xira (Museu do Neo-Realismo, 2024), Porto (The Space In Your Head, Galeria Dínamo, 2025) e S. João da Madeira (OLIVA Centro de Arte, 2025).
Participa também em festivais de cinema, como o Family Film Project (Porto, 2024), Art Directions: Sound/Vision no International Film Festival of Rotterdam (2023), o Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (2021), o Filmóptico – Art Visual and Film Festival, Barcelona (2021), o Latino and Iberian Film Festival at Yale – LIFFY (2020), o Porto/Post/Doc (2018) e o Incuna International Film Festival, Gijón (2017).
Tem discos editados em nome individual e como membro do coletivo Haarvöl por editoras como Moving Furniture Records (Amesterdão), Innovo (Salónica), ERS Records (Roterdão) e Crónica Electrónica (Porto).
A sua obra integra diversas coleções públicas: Fundação de Serralves, Instituto de Arte Contemporânea, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Galego de Arte Contemporánea (Santiago de Compostela), Museu da Cidade de Lisboa, Coleção PLMJ, Fundação Ilídio Pinho, Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto e Coleção do Estado (CACE).
José Paiva
Nascido no Porto em 1950, é professor, investigador e artista plástico, doutorado em Pintura pela Universidade do Porto. Após a sua jubilação na Faculdade de Belas Artes, em 2020, foi distinguido com o título de Professor Emérito da Universidade do Porto.
Desde 1983 apresenta regularmente o seu trabalho em exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, com participações e colaborações artísticas no Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Espanha, França, Países Baixos e São Tomé e Príncipe.
É Investigador Integrado do i2ADS, desenvolvendo trabalho nas áreas da Arte, Educação Artística e Interculturalidade. A sua prática tem sido marcada pelo envolvimento em projetos colaborativos, destacando-se a cofundação da GESTO Cooperativa Cultural (1987–2013) e o desenvolvimento do “IDENTIDADES_movimento intercultural”, atualmente sediado na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e desenvolvido em parceria com escolas, instituições culturais e comunitárias, bem como artistas de vários países lusófonos.
Joana Paradinha
Doutora em Educação Artística em 2015 (Bolseira FCT), FBAUP; Mestre em Desenho e Técnicas de Impressão em 2007, FBAUP; Licenciada em Artes Plásticas- Pintura em 1997, FBAUP.
Professora Auxiliar da Escola Superior Artística do Porto, Professora Auxiliar Convidada na Universidade do Minho- Escola de Arquitetura, Arte e Design. Orienta Mestrados nas áreas da Obra Gráfica e Ilustração, e Doutoramentos na área da Educação Artística e Artes Plásticas.
Desenvolve a sua prática artística no âmbito da obra gráfica contemporânea, desenho e pintura, os seus interesses incidem sobre processos alternativos das técnicas de impressão e gravura sustentável.
Desde 2007, promove residências artísticas na área da obra gráfica no seu Atelier/Oficina, orientando artistas plásticos nos seus projetos, trabalhando em colaboração e dando a conhecer processos, técnicas, mas também estratégias plásticas e estéticas.
Editora e Diretora Artística de edições de obra gráfica impressa.
Casa do Infante
R. da Alfândega 10, 4050-029 Porto
Parceria: Museu e Bibliotecas do Porto
Apoio: ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual



