No dia 7 de setembro, as Matinés do Cineclube voltam ao Batalha Centro de Cinema.

Em setembro, revisita-se o cinema japonês com duas propostas unidas pelo tema do lugar da mulher na sociedade nipónica: uma obra-prima de Yasujiro Ozu — que, apesar da sua importância, nunca integrou os ciclos anteriores do Cineclube — e o primeiro filme de Yasuo Furuhata.

Primavera Tardia / Banshun de Yasujiro Ozu (Japão, fic., 1949, 108’)

Uma das obras-primas do mestre Ozu, Late Spring é uma meditação delicada sobre o tempo, o amor e a inevitabilidade da mudança. No Japão do pós-guerra, Noriko vive com o pai viúvo numa harmonia tranquila, abalada pela pressão social para que esta case. Com o estilo contemplativo e rigoroso que marca o cinema de Ozu, a rotina doméstica ganha força poética. Por trás dos gestos mínimos, esconde-se uma melancolia profunda: a consciência de que até os laços mais íntimos têm de ceder ao curso natural da vida. É o primeiro filme da chamada “trilogia Noriko”, em que a atriz Setsuko Hara interpreta três mulheres diferentes com o mesmo nome.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending