Domingo não percam mais uma Matiné do ano no Batalha Centro de Cinema!

Em março, propomos uma revisitação do ciclo A Mulher no Cinema, que programou em 1962. Esse programa, que integrava apenas filmes realizados por homens, pretendia “verificar como uma mulher evolui numa sociedade como a de Hollywood”. The Godess, protagonizado por Rita Shawn , foi um dos filmes exibidos. Em paralelo, na mesma época, Ida Lupino realizou Harry, the Bigamist, uma crítica à ideia da família tradicional, que é agora exibido para traçar um mapa do papel da mulher perante o ditame da conformidade moral vigente na sociedade americana da década de 1950.

O BÍGAMO / THE BIGAMIST de Ida Lupino  é exibido este domingo às 11h15.

O BÍGAMO / THE BIGAMIST de Ida Lupino (EUA, fic, 1953, 70′)

Um homem casado (Edmund O’Brien) leva uma vida dupla, mantendo secretamente uma segunda família. Quando a sua esposa (Joan Fontaine) descobre a traição, lida com o choque e a deceção, enquanto a amante (Edith Head) revela as suas próprias frustrações e sentimentos. Realizado pela cineasta e produtora pioneira de Hollywood Ida Lupino, The Bigamist explora temas como a lealdade, a tentação, o amor e a conceção de família, a partir da complexa dinâmica de um triângulo amoroso.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending