Domingo não percam mais uma Matiné do ano no Batalha Centro de Cinema!

Em fevereiro, recuperamos o ciclo dedicado ao cinema espanhol apresentado em 1958, com destaque para Luís Garcia Berlanga e Juan António Bardem, dois realizadores contemporâneos que serpentearam o regime de Franco. Na época, ficou de fora do programa Margarita Alexandre, uma das primeiras realizadoras no cinema espanhol, que apresentamos agora.

LA GATA de Margarita Alexandre e Rafael Torrecilla é exibido este domingo às 11h15.

LA GATA de Margarita Alexandre e Rafael Torrecilla ( Espanha e França, fic., 1956, 94′)

Em Andaluzia, numa casa de campo dedicada à criação de touros, acompanhamos uma história de amor, condicionada pelas diferenças de classe. María, a bela filha do capataz, conhecida na região pelo apelido de “A Gata”, é alvo da admiração de vários homens — incluindo Joseli, que nutre uma obsessão pela jovem. No entanto, A Gata só sente amor por Juan, um trabalhador bonito e convencido que sonha ser toureiro. Este melodrama em technicolor, que explora temas de desejo e ambição num cenário rural, foi um marco por ser o primeiro filme espanhol apresentado em CinemaScope.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending