Abrimos dezembro com a terceira parte do ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos. Após já termos trazido à Casa das Artes a primeira e segunda parte do ciclo dinamizado pela The Stone and the Plot, fechamos o ano com a exibição de três clássicos do cinema japonês. No dia 7 voltamos a acolher O DIA MAIS CURTO da Agência da Curta-Metragem, com um seleção de obras nacionais no formato de curtas.
Na última semana do ano exibimos o clássico de Francis Ford Coppola ONE FROM THE HEART, numa cópia nova e reeditada pelo seu autor e o thriller de Patricia Mazuy , um dos dez melhores filmes do ano 2022 pela Cahiers du Cinema, BOWLING SATURNE.
Qui, 5 – 21h30
[GOLPE DE MESTRE] Mestres Japoneses Desconhecidos III
O SOM DO NEVOEIRO de Hiroshi Shimizu (Japão | 1956 | fic | 84’)
Numa cabana no coração dos Alpes japoneses, o professor de botânica Kazuhiko Onuma, observa dois recém-casados enquanto passa tempo com Tsuruko, sua amante. À noite, a esposa de Kazuhiko confronta-o acerca da relação extra-conjugal e Tsuruko, espectadora inevitável do embate, abandona o professor na manhã seguinte. Durante as próximas décadas, sempre que visita a cabana nas montanhas, a memória de Tsuruko assombrará para sempre Kazuhiko…

Sab, 7 – 18h00
{BREVES HISTÓRIAS} DIA MAIS CURTO
NOVAS CURTAS PORTUGUESAS (70’ | M/12)
Uma selecção de quatro curtas-metragens portuguesas estreadas recentemente. Entre animação, ficção e documentário, este programa trás-nos diferentes olhares de realizadores emergentes, que nos levam numa viagem por dramas familiares, histórias de adolescência e até à infância, uma sessão cheia de emoção e também humor.
AMANHÃ NÃO DÃO CHUVA de Maria Trigo Teixeira (2024, Portugal/Alemanha, ANI, 11′)
À medida que envelhece, a perceção de Oma começa a mudar. Sentindo que a mãe já não consegue viver sozinha, uma mulher volta para a sua casa de infância. Enquanto tenta adaptar-se à sua nova situação, a mãe parece mergulhar cada vez mais em si mesma.
UMA MÃE VAI À PRAIA de Pedro Hasrouny (2023, Portugal/Estónia, FIC, 16′)
Teresa, mãe solteira, desfruta de um dia na praia com o seu filho de seis anos, Benji, e a sua irmã Marga, que voltou a Portugal para umas férias de verão. O que deveria ser um dia feliz em família, transforma-se num serão desconfortável devido aos frequentes comentários críticos de Marga em relação a Benji.
FRANCISCO PERDIDO de Frederico Mesquita (2024, Portugal, FIC, 17′)
A poucas semanas do início do Euro 2004, Francisco, um adolescente de doze anos, tem um telemóvel novo, o primeiro da sua geração a ter MP3. Com ele, Francisco poderá finalmente impressionar Rita, a rapariga por quem está apaixonado. Mas, naquele dia na praia, Francisco descobrirá que o seu amor não é retribuído e um encontro fortuito também corre de forma inesperada.
DEUS-E-MEIO de Margarida Assis (2024, Portugal, DOC, 26′)
Um homem vagueia por um hospital abandonado. Anos depois do seu último encontro, alguém a quem salvou a vida procura-o, no seu antigo consultório, para juntos comporem uma memória do seu passado em comum.

Qui,12 – 21h30
[GOLPE DE MESTRE] Mestres Japoneses Desconhecidos III
A TRAGÉDIA DE BUSHIDŌ de Eitarō Morikawa (Japão | 1960 | fic | 74’)
Iori, um jovem de 16 anos, é obrigado a cometer seppuku (suicídio ritual) para seguir o seu falecido soberano na morte e preservar assim a honra do seu clã de samurais. A esposa do seu irmão mais velho, Oko, que criou Iori como se fosse o seu próprio filho, pede permissão ao marido para passar uma noite com o jovem e ensinar-lhe, por misericórdia maternal, a arte dos prazeres da carne. No entanto, no dia seguinte, um decreto oficial é emitido, surpreendendo todos os envolvidos…

Sab, 14 – 18h00
[GOLPE DE MESTRE] Mestres Japoneses Desconhecidos III
O MONGE APOSTADOR de Shōgorō Nishimura (Japão | 1963 | FIC | 99’)
Num dia de Verão, o sacerdote do Templo Hojûin morre. Assim que sabe da notícia, Harumichi regressa à cidade e organiza um grande funeral. Ele nunca esteve disposto a assumir o negócio da família e tinha escolhido uma vida como professor do ensino médio, longe de casa, mas, tendo em conta as circunstâncias, ele muda de opinião. Como novo chefe do Templo Hojûin, Harumichi luta, dia após dia, por doações como forma de subsistência. Ele tenta levar uma existência regrada, sem excessos, até ao dia em que passa por uma pista de corridas de bicicletas. O som esfuziante da plateia leva-o a um novo modo de vida…

Qui, 19 – 21h30
(A TEMPO E HORAS)
A ÚLTIMA EVASÃO de Oliver Parker (Reino Unido | 2023 | 97’ | FIC | M/12)
Verão de 2014. Bernard Jordan (Michael Caine) é um dos sobreviventes da Operação Overlord, a batalha que mudou o curso da Segunda Grande Guerra, em Junho de 1944.
Agora com 89 anos, decide fugir do lar de idosos em East Sussex (Inglaterra), onde há anos reside com a sua mulher, Irene (Glenda Jackson), e viajar sozinho até França, para participar na cerimónia de 70.º aniversário do desembarque do Dia D, onde serão homenageados todos os intervenientes, principalmente os cerca de 225 mil soldados mortos, feridos ou desaparecidos.

Qui, 26 – 21h30
[GOLPE DE MESTRE]
ONE FROM THE HEART – REPRISE de Francis Ford Coppola (EUA – 1981/2023 – 94′ – cor)
Las Vegas, 4 de Julho. Frannie e Hank comemoram cinco anos de relação, mas uma violenta discussão vai afastá-los. Na cidade dos jogadores, será que vão apostar tudo nos sonhos ou dar uma nova oportunidade ao amor? Obra-prima amaldiçoada, filme mítico de Francis Ford Coppola, estreia numa nova versão que o realizador fez e a que deu o subtítulo “Reprise”, num extraordinário Digital 4K.

Sab, 28 – 18h00
(A TEMPO E HORAS)
BOWLING SATURNE de Patricia Mazui (BG/FR | 2024 | FIC | 114’ | M/16)
Quando o pai morre, Guillaume, um agente da polícia, herda o salão de bowling da família e decide dar a sua gerência ao seu meio-irmão Armand. Mas a oferta é assombrada, desencadeando uma série de assassínios. Os dois irmãos vêem-se arrastados para um abismo demoníaco e terão de enfrentar a sua violenta herança. A escuridão reina num mundo onde a única regra é a regra da caça.

Bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€
A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.
Não se fazem reservas.
Casa das Artes – Rua Ruben A, 210, Porto



