No próximo sábado, 26 de outubro, às 16H, inaugura, na Casa do Infante – Gabinete do Tempo, a exposição Cinema de Revolução- Fragmentos de uma Narrativa Cineclubista a partir do acervo do Cineclube do Porto. Esta exposição, Integrada no âmbito do programa REVOLUÇÃO JÁ! que assinala os 50 anos do 25 de Abril, foi idealizada a partir do acervo do Cineclube do Porto.

“Nesta exposição, propõe-se uma visita ao Cinema e ao Cineclubismo através do acervo do Cineclube das décadas de 60, 70 e 80. O desenho expositivo irá partilhar diversos materiais, entre os quais, filmes e outros registos videográficos, fotografias, publicações, documentos censurados, textos, programas, cartazes e gravuras. Esta exposição  procura ser uma representação desta época e das dinâmicas sociais, culturais e políticas geradas pela Revolução de Abril, a que não foi alheio o Cinema, particularmente o amador, na sua visão do público e do privado.”

curadoria: José Alberto Pinto e Marta Reis

CASA DO INFANTE

Rua da Alfândega, 10
4050-029 Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending