Nos dias 17 e 18 de outubro às 21h não percam a reposição de ‘Um Ciclo de Cinema Underground Americano’ que foi apresentado pela primeira vez em 1980, no âmbito da programação do Centro de Arte Contemporânea (CAC) no Museu Nacional Soares dos Reis.

A iniciativa decorre do programa paralelo da Exposição ‘Centro de Arte Contemporânea – 50 Anos: A Democratização Vivida’, patente no Museu Nacional Soares dos Reis.

Este ciclo de cinema, proposta original da Cooperativa ERANOVA com programação da The American Federation of Arts, volta a exibição quase 50 anos depois, numa parceria entre o Museu Nacional Soares dos Reis e o Cineclube do Porto. Serão apresentados autores fundamentais do cinema underground americano como Larry Jordan, Kenneth Anger, Sidney Peterson, James Witney, entre outros. O cinema underground americano emergiu nas décadas de 1950 e 1960 como resposta ao sistema hegemónico de Hollywood, onde prevalecia o princípio da produção em massa e uma evidente rigidez de formas e conteúdos.

Às sessões de cinema seguem-se breves conversas com Nuno Rodrigues e João Araújo (curadores e programadores), moderadas por Marco Oliveira (realizador, montador, músico e artista visual).

PROGRAMA

17 outubro | 21h00

# 1

duração: 65’10”

BRIDGES-GO-ROUND de Shirley Clarke (1958 / 16mm / Color / sound /8′)

A STUDY IN CHOREOGRAPHY FOR THE CAMERA de Shirley Clarke (1953 / 16mm / b&w / sound / 6′)

NOTES ON THE CIRCUS de Jonas Mekas (1966 / 16mm / color / sound / 12′)

MOONLIGHT SONATA de Larry Jordan (1979 / 16mm / color / sound / 5′)

BREATHDEATH de Stan Vanderbeek (1964 / 16mm / b&w / sound / 15′)

EUCLIDEAN ILLUSIONS de Stan Vanderbeek (1979-1980 / 16mm / color / sound / 1S / 9′)

SNAPSHOTS OF THE CITY de Stan Vanderbeek (1961 / 16mm / b/w / sound / 5′)

PIECE OF MANDALA/END WAR de Paul Sharits (1966 / 16mm / color-b&w / silent / 5’10”)

Seguida de Conversa com Nuno Rodrigues e Marco Oliveira

18 outubro | 21h00

# 2

duração 76’55”

MESHES IN THE AFTERNOON de Maya Deren | 1943 / b&w / sound / single screen / 14′)

MEDITATION ON VIOLENCE de Maya Deren | 1949 / 16mm / b&w / sound / 12′)

BELLS OF ATLANTIS de Ian Hugo (1952-1953 / 16mm / color / sound / 1S / 9’55”)

JAZZ OF LIGHTS de Ian Hugo (1954 / 16mm / color / sound / 16′)

BLAZES de Robert Breer (1961 / 16mm / color / sound / 3′)

69 de Robert Breer| (1968 / 16mm / color / sound / 1S / 5′)

ANDY WARHOL’S SILVER FLOTATIONS de Willard Maas (1966 / 16mm / color / sound / 4′)

GEOGRAPHY OF THE BODY de Willard Maas (1943 / b&w / sound /7′)

LIGHTS de Marie Menken (1966 / 16mm / color / silent / 6′ )

Seguida de Conversa com João Araújo e Marco Oliveira

Entrada livre  sujeita à lotação do espaço.

Museu Nacional Soares dos ReisRua D. Manuel II 44, 4050-342 PORTO

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending