Próximo domingo, dia 26 de maio, não perca mais uma Matiné do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

Continuamos a relembrar a famosa Semana do Cinema Europeu, organizada durante a década de 90. Esta mostra de cinema compreendia a exibição de obras de realizadores em estreia ou cujos filmes não tiveram, na altura, grande circulação nas salas de cinema nacionais. Para lá dessa seleção de filmes, propomos outros títulos omissos na programação original que, sob o olhar atual, ganham uma renovada relevância, justificando a sua apresentação.

O Ódio / La Haine de Mathieu Kassovitz é exibido este domingo às 11h15.

Domingo, 26 de maio às 11h15

O Ódio / La Haine de Mathieu Kassovitz ( Fr. 1998. fic. 98′)

Com assinatura de Mathieu Kassovitz e vencedor da Palma de Ouro em Cannes, este filme segue três jovens durante 24 horas, no “gueto” suburbano francês. Vinz (Vincent Cassel), um judeu, Saïd (Saïd Taghmaoui), um árabe, e Hubert (Hubert Koundé), um pugilista negro, cresceram nestes subúrbios onde o racismo e a opressão das forças policiais elevaram as tensões a um ponto crítico. Uma noite, Abdel é espancado pela polícia e um agente perde a sua arma, mais tarde encontrada por Vinz. Vinz está agora decidido a matar um polícia se o seu amigo Abdel morrer no hospital.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending