No dia em que exibimos o último filme da retrospetiva da realizadora japonesa Kinuyo Tanaka recebemos o programador Miguel Patrício para a palestra: “Quem és tu, Kinuyo Tanaka?”.

Com duração de cerca de 1h30, traça o perfil artístico de Kinuyo Tanaka, uma das mais importantes atrizes japonesas, dos anos 1950. No período pós-guerra, a própria Tanaka tornou-se realizadora. Entre 1953 e 1962, dirigiu seis longas-metragens trabalhando no cinema mainstream produzido pelo sistema de estúdio japonês.

A palestra aborda o seu percurso artístico, as dificuldades que sentiu enquanto mulher, e a sua incursão tardia na realização. Uma oportunidade para conhecer uma das grandes figuras do cinema japonês, ainda desconhecida para muitos de nós.

A palestra tem entrada livre.

Não percam às 16h30 na Casa das Artes.

Após a palestra, às 18h, será exibido o seu ultimo filme A SENHORA OGIN.

Casa das Artes: Rua Ruben A, 210, Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending