A partir de quinta-feira recebemos na Casa das Artes a KULTURFEST : Um panorama atual do cinema de expressão alemã, organizado pelo Goethe Institut.
Quinta às 21h30 não percam a sessão de abertura com a exibição do filme A SALA DE PROFESSORES de Ilker Çatak, nomeado ao Óscar de melhor filme internacional.
Sexta-feira às 19h exibe-se o documentário AMOR, MARCOS E MORTE de Cem Kaya sobre a imigração turca na alemão desde os anos 50. Às 21h30 uma comédia de humor negro que desafia o culto de Sisi: SISI E EU de Frauke Finsterwalder.
Sábado às 18h exibe-se a primeira longa-metragem de Annika Pinske FALANDO SOBRE O TEMPO, sobre os conflitos entre o Leste e o Oeste, a cidade e o campo, a classe trabalhadora e a elite académica.
Para a sessão de encerramento recebemos o mais recente filme da reconhecida cineasta alemã Margarethe von Trotta INGEBORG BACHMANN – VIAGEM AO DESERTO sobre a relação amorosa entre os escritores Ingeborg Bachmann e Max Frisch.

Quinta-feira, 8 de fevereiro

21h30
A SALA DE PROFESSORES | DAS LEHRERZIMMER de İlker Çatak (2023 | 93’)
Carla Nowak, uma professora dedicada de Educação Física e Matemática, inicia o seu primeiro emprego numa escola secundária. Destaca-se dos outros docentes graças ao seu idealismo. Quando há uma série de roubos na escola e se suspeita de um dos seus alunos, ela decide investigar o caso. Carla tenta mediar entre pais indignados, colegas obstinados e alunos agressivos, mas vê-se implacavelmente confrontada com as estruturas do sistema escolar. Quanto mais desesperadamente tenta agir de forma correcta, mais a jovem professora se aproxima do seu limite.
Sexta-feira, 9 de fevereiro

19h
AMOR, MARCOS E MORTE | LIEBE D-MARK UND TOD de Cem Kaya (2022 | 96’)
Cerca de 60 anos após a chegada dos primeiros trabalhadores turcos à Alemanha, o realizador Cem Kaya deixa que os primeiros imigrantes contem as suas histórias e, paralelamente, mostra a diversidade da xenofobia alemã através de imagens televisivas da época. A caraterística especial do seu filme é, no entanto, o facto de se concentrar na música no exílio. Por um lado, isto cria uma sub-história da República Federal proletária, vista do ponto de vista dos imigrantes. Por outro lado, Kaya examina um fenómeno cultural. Com excertos de concertos, entrevistas e excelentes imagens de arquivo, documenta a música turca na Alemanha, o seu percurso desde o antigo divertimento nos serões caseiros até à atual cultura pop.

21h30
SISI & EU | SISI & ICH de Frauke Finsterwalder (2022 | 132’)
A condessa Irma von Sztáray não tem uma vida fácil. Pouco antes de se candidatar a dama de honor da Imperatriz Elisabeth da Áustria-Hungria, a sua mãe põe-lhe o nariz a sangrar, e depois é colocada num pedestal na corte como se fosse um pedaço de gado e interrogada. Na residência de verão de Sisi, em Corfu, Irma tem primeiro de provar o seu atletismo em exercícios sádicos e é submetida a uma dieta com extratos de cocaína, antes de finalmente poder conhecer em pessoa a imperatriz caprichosa e errática. Entre chás laxantes e sopas de água, caminhadas e tratamentos de beleza, as duas mulheres tão diferentes acabam por aproximar-se – tanto quanto Sisi o permite. Mas todos os verões têm um fim, e as vidas de Sisi e Irma irão mudar drasticamente quando regressarem a Viena.
Sábado, 10 de fevereiro

18h
FALANDO SOBRE O TEMPO ALLE REDEN ÜBERS WETTER de Annika Pinske (2022 | 92’)
Clara conseguiu. Longe das províncias da Alemanha de Leste, leva uma vida independente como professora em Berlim e termina o seu doutoramento em filosofia. Entre as suas ambições profissionais, um caso com um dos seus alunos e a exigente amizade com a sua mãe doutora Margot, tem pouco tempo para a família. Quando Clara regressa a casa com a filha de quinze anos para celebrar o 60.º aniversário da mãe Inge, é confrontada com o seu ideal de uma vida livre e auto-determinada. Qual é o preço que ela tem de pagar por isso?

21h30
INGEBORG BACHMANN – VIAGEM AO DESERTO | JOURNEY INTO THE DESERT de Margarethe von Trotta (2023 | 110’)
A notável e carismática Ingeborg Bachmann conquistou com a sua poesia o bastião masculino da literatura de língua alemã. Embora ainda jovem, Ingeborg Bachmann está no auge da sua carreira quando conhece o famoso dramaturgo Max Frisch. O seu amor é apaixonado, mas as fricções profissionais e pessoais começam a perturbar a harmonia. Quando Ingeborg está em dificuldades, os seus amigos estão lá para ajudar, incluindo Hans Werner Henze e o jovem Adolf Opel, um jornalista vienense e homem de literatura. Viajam juntos para o deserto. Nesta viagem, Ingeborg encontra o caminho de volta para si própria e, acima de tudo, para a sua escrita.
BILHETES:
geral: 4 euros
+65, – 25, desempregados, estudantes língua alemã / do Colégio Alemão do Porto: 3 euros
Estudantes Goethe-Institut/ Sócios Cineclube do Porto: 0,5 euros
Sala Henriques Alves Costa – Casa das Artes / Rua Ruben A, 210, 4150-639, Porto



