No mês de fevereiro abrimos com o documentário de Pasolini COMÍCIOS DE AMOR, um objeto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do médium cinematográfico.

Iniciamos também a retrospetiva da realizadora japonesa Kinuyo Tanaka, uma das mais importantes atrizes japonesas, dos anos 1950. No período pós-guerra, a própria Tanaka tornou-se realizadora. Entre 1953 e 1962, dirigiu seis longas-metragens trabalhando no cinema mainstream produzido pelo sistema de estúdio japonês. A retrospetiva vai-se estender até o mês de março e no dia 30 receberemos  o programador do ciclo Miguel Patrício para uma palestra sobre a realizadora.

Nos dias 8,9 e 10 de fevereiro recebemos a KULTURFEST : Um panorama atual do cinema de expressão alemã, uma parceria com o Goethe Institut.

Exibiremos também os mais recentes filmes de Stephen Frears O REI PERDIDO sobre a descoberta dos restos mortais de Ricardo III, o último rei inglês a morrer em batalha e O MESTRE JARDINEIRO de Paul Schrader que o próprio cineasta denomina como o terceiro tomo da trilogia do “homem sentado à mesa”.

QUI- 01- 21h30 [GOLPE DE MESTRE]

COMÍCIOS DE AMOR de Pier Paolo Pasolini (Itália| 1964| DOC | 92′)

Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d’amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60.

Objecto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do medium cinematográfico.

SAB – 03- 18h00 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

CARTA DE AMOR de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1953 | FIC | 96’)

Lançado um ano após o fim da ocupação americana do Japão, a estreia de Tanaka na realização explora os conflitos profissionais e pessoais de Reikichi, um veterano repatriado que procura o seu amor perdido enquanto traduz cartas românticas de prostitutas japonesas para soldados americanos.

QUI- 15 -21h30 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

A LUA ASCENDEU de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1955 | FIC | 102’)

O Sr. Asai mora em Nara com as suas três filhas: a mais velha, Chizuru, que voltou para a casa da família após a morte do marido; a do meio, Ayako, em idade de casar, mas sem pressa de deixar o progenitor; e a mais nova, Setsuko, a mais exuberante das três irmãs que sonha em mudar-se para a capital. Esta última é muito próxima de Shôji, o jovem cunhado de Chizuru que mora num templo próximo da família Asai. Um dia, ele recebe a visita de um velho amigo, Amamiya, que lhe fala sobre Ayako. Setsuko está convencida de que Shôji ainda tem sentimentos pela sua irmã e fará de tudo para forçar o destino…

SAB- 17 –  18h00 (A TEMPO E HORAS)

O REI PERDIDO de Stephen Frears (REINO UNIDO | 2022 | FIC | 108’)

O mais recente filme de Stephen Frears (  “Ligações Perigosas”, “A Rainha”, “Filomena”) conta a história verdadeira da historiadora amadora Philippa Langley que liderou uma busca pelos restos mortais de Ricardo III, o último rei inglês a morrer em batalha. Ansiosa por corrigir a sua reputação muito difamada, Langley enfrentou a condescendência do meio académico, lutou com as possibilidades de financiamento e contou com o apoio de um ex-marido cético mas solidário.

QUI – 22 –  21h30 (A TEMPO E HORAS)

MESTRE JARDINEIRO de Paul Schrader (EUA | 2022 | FIC | 111’)

Narvel Roth é um meticuloso horticultor que se dedica a cuidar dos pitorescos terrenos de uma plantação sulista pertencente à rica Sra. Haverhill. Quando ela exige que ele aceite uma nova aprendiz, a sua sobrinha-neta rebelde e problemática, segredos obscuros de um passado violento começam a vir à tona e colocam todos em perigo.

SAB – 24  – 18h00 [GOLPE DE MESTRE]  (especial Ciclo Kinuyo Tanaka)

PARA SEMPRE MULHER de Kinuyo Tanaka (JAPÃO | 1955 | FIC | 109’)

Hokkaido, norte do Japão. Fumiko vive um casamento infeliz. O seu único consolo são os seus dois filhos e um clube de poesia que revela ser a sua principal escapatória, permitindo visitas à cidade. Aí encontra Taku Hori, o marido da sua amiga Kinuko que, como ela, escreve poemas. Ela sente-se cada vez mais atraída por ele, porém Fumiko é diagnosticada com cancro da mama. Enquanto os seus poemas são publicados, ela sujeita-se a passar por uma mastectomia. A jovem mulher descobre, então, a paixão por um jornalista que vem visitá-la ao hospital.

Bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€

A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.

Não se fazem reservas.

Casa das Artes – Rua Ruben A, 210, Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

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