Próximo domingo, dia 15 de outubro, não perca mais uma Matiné do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

Para as sessões de outubro, foi dada carta branca ao projeto @cineclube8mm, promovido pelo Cineclube do Porto e a Casa da Animação e feito por crianças dos 8 aos 16 anos, que propõe um olhar histórico sobre a programação infantil do Cineclube.

As curtas: Charlot O Campeão, Charlot o Aventureiro e Charlot o Vagabundo exibidas ao longo de anos na programação infantil do Cineclube do Porto, são exibidas este domingo às 11h15.

Domingo, 15 de outubro às 11h15

Charlot O Campeão / The Champion de Charles Chaplin (EUA, fic., 1915, 31′)

Nas 14 curtas-metragens que realizou para a Essanay Studios, Charlie Chaplin solta-se da comédia simples e rápida que marcou a sua passagem pela Keystone e foca-se na expansão das personagens. Em Charlot the Champion, seguimos o protagonista, que se oferece para ser parceiro de treino de um campeão de boxe e, inesperadamente, derruba-o, iniciando uma jornada para enfrentar o detentor do título mundial. O resultado é um filme despretensioso e hilariante, repleto da ação, pantomima e comédia slapstick que imortalizaram Chaplin.

Charlot O Evadido / The Adventurer de Charlie Chaplin (EUA, fic., 1917, 24′)

No filme que marca o final do contrato de Chaplin com a Mutual Film Corporation, Charlot foge da prisão e impede uma rapariga e a sua mãe de se afogarem. Como agradecimento, é convidado para ir a uma festa de luxo, mas o caos instala-se quando começa a ser procurado pela lei. Charlot the Adventurer espelha a agilidade cómica desta fase criativa do autor através de um enredo simples que nunca se torna enfadonho, e das habilidades físicas de Chaplin, que têm o seu auge nas divertidas cenas de perseguição com os guardas prisionais.

Charlot O Vagabundo / The Tramp de Charlie Chaplin (EUA, fic., 1926, 26′)

Apesar de já ter aparecido em filmes anteriores, é Charlot the Tramp que dá projeção ao vagabundo que transformou Chaplin num ícone do cinema mudo. Charlot salva a filha de um agricultor de alguns ladrões e evita que roubem a quinta. Apaixonado pela rapariga, fica dececionado quando o amado dela aparece. Pela primeira vez, o realizador afasta-se da fórmula do slapstick puro e injeta pathos e emoção na sua comédia, fundindo humor e melancolia. O filme assinala também a estreia de Chaplin no uso do fade out, que em breve se tornaria um clássico.

mais info e bilhetes

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308 / batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending