Próximo domingo, dia 16 de julho, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.
Um olhar historiográfico sobre a programação do Cineclube do Porto, como de qualquer outra entidade programadora com tanta história, evidencia, inevitavelmente, a invisibilidade da mulher na história do cinema. Esta invisibilidade sempre foi construída, maioritariamente, por inacessibilidade. Outras vezes, no entanto, assentou no apagamento das poucas realizadoras que alcançaram uma posição minimamente visível no sistema.
Este conjunto de sessões (do mês de julho) identifica as primeiras realizadoras que tiveram filmes programados pelo Cineclube do Porto e procura perceber que inevitabilidade as trouxe à luz.
Raparigas de Uniforme de Leontine Sagan, exibido pelo Cineclube em março de 1961, é exibido este domingo às 11h15.

Domingo, 2 de julho às 11h15
Raparigas de Uniforme / Mädchen in Uniform de Leontine Sagan (Alemanha, fic., 1931, 88′)
Realizado por uma mulher e com um elenco totalmente feminino, Girls in Uniform é uma obra pioneira e um marco no cinema queer pela forma inovadora como explora o desejo lésbico. Após a morte da mãe, a adolescente Manuela é enviada para um internato para raparigas onde desenvolve sentimentos pela sua jovem professora. A cumplicidade entre ambas acaba por transformar-se numa ligação romântica dando origem a um escândalo com consequências devastadoras. Combinando elementos estilísticos do expressionismo alemão com performances naturalistas, pouco comuns à época, Sagan evoca com sensibilidade e mestria a tensão de um amor proibido.

mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/
BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308



