Próximo domingo, dia 2 de julho, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.
Um olhar historiográfico sobre a programação do Cineclube do Porto, como de qualquer outra entidade programadora com tanta história, evidencia, inevitavelmente, a invisibilidade da mulher na história do cinema. Esta invisibilidade sempre foi construída, maioritariamente, por inacessibilidade. Outras vezes, no entanto, assentou no apagamento das poucas realizadoras que alcançaram uma posição minimamente visível no sistema.
Este conjunto de sessões (do mês de julho) identifica as primeiras realizadoras que tiveram filmes programados pelo Cineclube do Porto e procura perceber que inevitabilidade as trouxe à luz.
Paris 1900 de Nicole Verdès, exibido pelo Cineclube em maio de 1960, é exibido este domingo às 11h15.

Domingo, 2 de julho às 11h15
Paris 1900 de Nicole Verdès (França, doc., 1947, 71′)
Através de imagens de arquivo recolhidas em museus, estúdios de cinema e mercados, Nicole Védrès ressuscita Paris da Belle Époque, numa representação das múltiplas facetas da sociedade antes da guerra. O documentário foca-se inicialmente nos espetáculos, celebridades e moda avançando para temas como as inundações de 1910, as greves, as guerras na Europa e a partida dos soldados franceses em 1914. Aquando da estreia, Paris 1900 foi aclamado pelo público e pela crítica tendo despertado a atenção de jovens cineastas, entre eles Chris Marker que viria a utilizar excertos do filme em Level Five (1996).
mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/
BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308



