Próximo domingo, dia 4 de junho, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.
Em junho, as Matinés do Cineclube aproveitam o lastro dos Novos Encontros do Cinema Português para apresentar alguns dos filmes que integraram a programação dos Encontros de 1967 e que definiram o movimento do Cinema Novo.
As Palavras e os Fios de Fernando Lopes e Domingo à tarde de António Macedo, exibidos na semana do Cinema Novo Português em 1967, são exibidos este domingo às 11h15.


Domingo, 4 de junho às 11h15
As Palavras e os Fios de Fernando Lopes (Portugal, Doc., 1962, 12’)
Nesta curta-metragem, Fernando Lopes constrói um retrato poético da relevância económica e social dos cabos elétricos transformando-os em arte abstrata ao som de jazz. Com comentário do jornalista Baptista-Bastos, narrado por Jacinto Ramos, e música de Manuel Jorge Veloso com o Quarteto do Hot Clube de Portugal.
Cópia 35mm / Cópia da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
Domingo à Tarde de António de Macedo (Portugal, Fic., 1965, 90’)
Considerado um dos pilares do Cinema Novo — a par com Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, e Belarmino, de Fernando Lopes, — Domingo à Tarde segue o romance entre Jorge, um médico racional e solitário, e a sua paciente em estado avançado de leucemia. A primeira longa- metragem de António de Macedo revela-se uma reflexão amarga sobre a vida e a morte pontuada por cenas sublimes, meticulosos movimentos de câmara, o uso singular da cor e do som e uma montagem inovadora. Com Ruy de Carvalho, Isabel Ruth e Isabel de Castro no elenco.
Cópia 35mm / Cópia da Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema
mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/
BATALHA CENTRO DE CINEMA
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto
+351 225 073 308



