Já está disponível o programa completo dos Novos Encontros do Cinema Português. A iniciativa — organizada pelo Batalha Centro de Cinema, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Clube Português de Cinematografia–Cineclube do Porto — é um fórum de debate em torno do cinema nacional que decorrerá no Batalha, no Porto, nos dias 6 e 7 de junho.

Estes encontros partem da Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português que aconteceu no Batalha em 1967. Organizado pelo Cineclube do Porto, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto, o evento foi fulcral para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal. A discussão reuniu intervenientes de vários pontos do país, desde jovens realizadores a cineastas consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas e várias personalidades da cultura portuguesa.

Em 2023, os mesmos organizadores propõem um novo encontro no Porto. Dividido em dois dias, o programa inclui quatro painéis de discussão liderados por investigadores convidados — Educação (Carlos Natálio), Produção (Mariana Liz), Crítica (José Bértolo) e Distribuição e Exibição (Paulo Cunha) — com a participação de representantes do setor, incluindo associações, produtoras, festivais e distribuidoras de cinema, docentes universitários e jornalistas.

O programa dos Novos Encontros, de acesso gratuito, tem início na terça-feira, 6 de junho, às 10:00, com uma sessão de apresentação. Às 10:30, Carlos Natálio apresenta as conclusões da investigação na área da Educação, seguindo-se um debate com João Rodrigues (Filhos de Lumiére); João Mário Grilo; Lubanzadyo Mpemba (UNA — União Negra das Artes); Manuel Guerra; Miguel Dias (Curtas Vila do Conde); e Sílvia Bereny. Da parte da tarde, às 14:30, Mariana Liz analisa o setor da Produção numa sessão seguida de um debate com as associações APAD — Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos; APCA — Associação Produtoras Cinema Audiovisual; APNEIA —Associação de Produtores do Norte e Empresários Independentes do Audiovisual; APR — Associação Portuguesa Realizadores; APTA — Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual; e PCIA — Produtores de Cinema Independentes Audiovisual.

Na quarta-feira, dia 7 de junho, José Bértolo apresenta, às 10:30, a investigação sobre Crítica e modera um debate com Luís Mendonça (À Pala de Walsh); Pedro Mexia; Rodrigo Francisco (Cineclube de Viseu/Argumento); Saguenail; Teresa Vieira; e Vasco Câmara. Às 14:30, Paulo Cunha analisa o setor da Distribuição e Exibição seguindo-se um debate com Ana Isabel Strindberg (Portugal Film/IndieLisboa); Dario Oliveira (Porto/Post/Doc); João Vitém (Filmin); João Matos (APORDOC/Doclisboa); Pedro Borges (Midas Filmes); Tiago Santos (Casa do Cinema de Coimbra/Festival Caminhos do Cinema Português). Às 17:30, acontece uma sessão de balanço. O programa dos Novos Encontros termina às 19:15 com uma sessão de cinema — inserida no ciclo Seleção Nacional do Batalha — que integra os filmes Altas Cidades de Ossadas, de João Salaviza, e Os Demónios de Alcácer Quibir de José Fonseca e Costa.

Dos Novos Encontros do Cinema Português resultará um documento público que traduzirá as reflexões e conclusões do processo de investigação, preparação e realização da iniciativa.

Programa completo:
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia, a partir das 9:30.

Terça-feira, 6 JUN


10:00 — Sessão de abertura

10:30 — Educação
Apresentação de investigação por Carlos Natálio

Debate:
Carlos Natálio (moderação)
João Rodrigues (Filhos de Lumiére)
João Mário Grilo
Lubanzadyo Mpemba (UNA — União Negra das Artes)
Manuel Guerra
Miguel Dias (Curtas Vila do Conde)
Sílvia Bereny

14:30 — Produção
Apresentação de investigação por Mariana Liz

Debate:
Mariana Liz (moderação)
APAD — Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos (Vasco Monteiro)
APCA — Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual (Fernando Vendrell)
APNEIA — Associação de Produtores do Norte e Empresários Independentes do Audiovisual (David Doutel)
APPA — Associação Portuguesa de Produtores de Animação (Nuno Amorim)
APR — Associação Portuguesa Realizadores (Mariana Gaivão)
APTA — Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual (Jorge Costa)
PCIA — Produtores de Cinema Independentes Audiovisual (Luís Urbano)

18:00 — Happy Hour/DJ Set com Teresa Vieira

Quarta-feira, 7 JUN


10:30 — Crítica
Apresentação de investigação por José Bértolo

Debate:
José Bértolo (moderação)
Luís Mendonça (À Pala de Walsh)
Pedro Mexia
Rodrigo Francisco (Cineclube de Viseu/Argumento)
Saguenail
Teresa Vieira
Vasco Câmara

14:30 — Distribuição e Exibição
Apresentação de investigação por Paulo Cunha

Debate:
Paulo Cunha (moderação)
Ana Isabel Strindberg (Portugal Film/IndieLisboa)
Dario Oliveira (Porto/Post/Doc)
João Vintém (Filmin)
João Matos (APORDOC)
Pedro Borges (Midas Filmes)
Tiago Santos (Casa do Cinema de Coimbra/Festival Caminhos do Cinema Português)

17:30 — Encerramento e resumo dos Novos Encontros

19:15 — Sessão de Cinema (Seleção Nacional)
Altas Cidades de Ossadas, João Salaviza
+
Os Demónios de Alcácer Quibir, José Fonseca e Costa

Batalha Centro de Cinema
Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending