Próximo domingo, dia 21 de maio, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

No mês de Maio, perspectiva-se retrospectivamente a selecção de filmes que integrou a programação do Cineclube do Porto no período em Abril e Maio de 1974. A esta linha de programação voltaremos com mais fôlego num momento posterior, sem prescindir de perspectivar já os indícios que estes dois filmes nos revelam desse período marcante da história social, política e cultural portuguesa.

O Deserto Vermelho ( Il Deserto Rosso) de Michelangelo Antonioni exibido pelo Cineclube no dia 5 de maio de 1974, é exibido este domingo às 11h15.

DOMINGO,7 de maio às 11h15 O DESERTO VERMELHO ( IL DESERTO ROSSO)

Michelangelo Antonioni ( França/ Itália, fic., 1964, 117′, M/12)

Psicologicamente abalada, Giuliana (Monica Vitti) encontra-se num constante estado de aprisionamento emotivo que perturba a sua vida familiar e os que a rodeiam. Um caso extraconjugal com o colega do marido intensifica o seu tormento. Com uma poderosa banda sonora, o primeiro filme a cores de Antonioni explora alguns dos temas recorrentes na filmografia do cineasta: a solidão, a angústia e a alienação emocional. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza em 1967, o filme foi exibido pelo Cineclube no dia 5 de maio de 1974.

Título original: Il deserto rosso |  Realização: Michelangelo Antonioni | Argumento: Michelangelo Antonioni | Fotografia : Carlo Di Palma | Montagem: Eraldo Da Roma | Música: Giovanni Fusco| Produção: Antonio Cervi, Tonino Guerra | Elenco: Carlo Chionetti, Monica Vitti, Richard Harris, Rita Renoir, Valerio Bartoleschi, Xenia Valderi

mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending