Próximo domingo, dia 7 de maio, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

No mês de Maio, perspectiva-se retrospectivamente a selecção de filmes que integrou a programação do Cineclube do Porto no período em Abril e Maio de 1974. A esta linha de programação voltaremos com mais fôlego num momento posterior, sem prescindir de perspectivar já os indícios que estes dois filmes nos revelam desse período marcante da história social, política e cultural portuguesa.

LA Veuve Couderc de Pierre Granier-Deferre exibido pelo Cineclube no dia 28 de abril de 1974, é exibido este domingo às 11h15.

DOMINGO,7 de maio às 11h15 – LA VEUVE COUDERC

Pierre Granier-Deferre (França/Itália, fic., 1971, 90’)

Baseado no romance homónimo de Georges Simenon, e protagonizado por Simone Signoret e Alain Delon, este filme segue o percurso de Jean que, após passar cinco anos na prisão, encontra refúgio junto da viúva Couderc, uma mulher camponesa mais velha que vive numa quinta e lhe oferece trabalho. A viúva apaixona-se silenciosamente pelo jovem, mas a relação entre os dois é perturbada pelo encontro com Félicie, que desperta o desejo de Jean e o ciúme de Couderc. O filme foi exibido pelo Cineclube a dia 28 de Abril de 1974.

Título original: La veuve Couderc |  Realização: Pierre Granier-Deferre | Argumento: Pascal Jardin | Fotografia : Walter Wottitz | Montagem: Jean Ravel | Som: Jean Labussière | Música: Philippe Sarde | Produtora(s): C.F.D.C., Lira Films, Pegaso Cinematografica, Produzioni Atlas Consorziate | Produção: Raymond Danon | Elenco: Alain Delon, Jean Tissier, Ottavia Piccolo, Simone Signoret

mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending