Próximo domingo, dia 16 de abril, realizar-se-á mais uma sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

Juntamo-nos ao Batalha Centro de Cinema para celebrar o centenário do mestre do cinema britânico Lindsay Anderson, cofundador do movimento Free Cinema e pioneiro da British New Wave, com a exibição da trilogia RED, WHITE AND ZERO.

Composta por três curtas-metragens – Ride of the Valkyrie, The White Bus e Red and Blue – de três dos mais célebres realizadores britânicos – Peter Brook, Lindsay Anderson e Tony Richardson – Red, White and Zero encarna a criatividade e a audácia no cerne do cinema britânico dos anos 60.

DOMINGO, 16 de abril às 11h15 – TRILOGIA RED, WHITE AND ZERO

Ride of the Valkyrie de Peter Brook (Reino Unido, fic., 1967, 15’)


Um cantor de ópera, vestido a rigor para a sua performance, navega pelas ruas frenéticas da cidade para conseguir chegar ao teatro a tempo do espetáculo.


The White Bus de Lindsay Anderson (Reino Unido, fic., 1967, 46’)


Sátira social sobre o estado da Grã-Bretanha, The White Bus acompanha a viagem surreal de uma datilógrafa entre Londres e a sua cidade natal, no noroeste de Inglaterra. Pelo caminho, a jovem depara-se com personagens e situações peculiares. Esta curta-metragem antecipa o afastamento de Lindsay Anderson da estética realista da New Wave britânica, antecipando aquilo que seria uma postura satírica mais contundente que se revelará nos seus filmes posteriores If… (1968), O Lucky Man! (1972), e Britannia Hospital (1982).


Red and Blue de Tony Richardson (Reino Unido, fic., 1967, 36’)


Uma cantora de cabaré britânica viaja para Paris para cantar num noivado. Mas as histórias românticas das suas canções são bem diferentes da sua realidade solitária.

mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending