Próximo domingo, dia 29 de janeiro realizar-se-á a segunda sessão das Matinés do Cineclube, uma parceria com o Batalha Centro de Cinema.

As Matinés do Cineclube pretendem revisitar a história do Cineclube num horário a relembrar as sessões que se fizeram durante décadas no Cinema Batalha.

No próximo domingo é exibido o segundo filme que compôs a 14ª sessão do Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto, primeira sessão do Cineclube no Cinema Batalha em 1947.

DOMINGO, 29 de Janeiro às 11h15 – LE JOUR SE LÈVE

Marcel Cané ( França . 1939 . fic. 93′)

O filme , que estreou em França a três meses do início da Segunda Guerra Mundial, constrói-se numa teia narrativa que se assemelha à das tragédias clássicas. Após cometer um homicídio, um homem fecha-se no seu apartamento e recorda os acontecimentos que o levaram ao crime. Descrito pelo crítico de cinema André Bazin como sendo “quase um documentário social sobre a vida de um operário”, Le jour se lève é também um dos mais representativos exemplos do realismo poético.

mais info e bilhetes: https://www.batalhacentrodecinema.pt/programmes/matines_cineclube/

BATALHA CENTRO DE CINEMA

Praça da Batalha, 47
4000-101 Porto

+351 225 073 308

batalha@agoraporto.pt

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending