JAPÃO
o outro lado
Em Outubro dedicamos o mês à cinematografia japonesa, fugindo dos maiores mestres para exibir desde clássicos desconhecidos a autores contemporâneos, passando pela animação onde o cinema japonês é indiscutivelmente um dos mais reconhecidos do gênero.
Abrimos com um filme de animação de 2018, realizado por Mamoru Hosoda , Mirai, uma viagem no tempo ao longo de várias gerações.
As sessões de dia 6, 9 e 13 de outubro serão dedicadas ao ciclo de mestres japoneses desconhecidos, uma distribuição da Stone and the Plot. 3 filmes de 1955 fora do cânone, e até 2021 nunca tinham sido exibidos fora do Japão.
No sábado dia 15, passamos o filme Roda da Fortuna e Fantasia, vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim, realizado por Ryusuke Hamaguchi. Um filme composto por três histórias deliciosas sobre o amor no Japão moderno.
Na quinta-feira, dia 20, exibimos o filme “Primeiro amor” do enérgico Takashi Miike. Uma excêntrica e violenta comédia de crime.
No sábado dessa semana, visitamos um mestre com uma das suas obras menos conhecidas. PORCO ROSSO de Hayao Miyazaki, um dos filmes menos conhecidos do cineasta japonês onde ele demonstra mais uma vez o seu fascínio por voar.
A última semana é dedicada a duas cineastas mulheres.
A eterna desculpa de Miwa Nishikawa é um drama sobre a imperfeição humana e moral que tem como pano de fundo uma história de luto e dor.
A fechar o mês exibimos o filme de Naomi Kawase , As verdadeiras mães. A marca visual da realizadora está bastante presente neste filme que reflete sobre as complexidades do conceito da maternidade.
Não percam outubro, há muito para ver!


Sábado, 1 de outubro | 18h00
MIRAI
Mamoru Hosoda
2018 | ANI | 98’ | M/6 (japonês legendado em português)
Quando Kun dá de caras com a sua nova irmã recém-nascida, Mirai, que vem ocupar o novo lugar privilegiado da atenção dos pais, a reacção não é a esperada. Inconformado com a sua passagem para segundo plano, Kun começa mesmo a odiar a irmã. Até que um dia vai ao jardim e… surpresa! A sua irmã do futuro surge como uma aparição que o avisa para não se portar mal com ela. Aí começará uma incrível viagem no tempo ao longo de várias gerações.

Quinta-feira, 6 de outubro | 21h30
JIBUN NO ANA NO NAKADE
Tomu Uchida
1959 | FIC | 125’
A viúva Nobuko partilha residência com Tamiko e Junjiro, os dois filhos do seu falecido marido. Tamiko é uma jovem mulher com pretensões de independência, enquanto que Junjiro vive acamado, acometido por uma doença e a tristeza de uma separação recente. As tensões familiares crescem quando Nobuko decide procurar um pretendente para casar com Tamiko. A escolha recai entre o Dr. Ihara, mulherengo descarado, e o Senhor Komatsu, um romântico com problemas de assertividade. Autópsia das angústias do pós-guerra, Cada Um Na Sua Cova esboça um retrato imperdoável da nova sociedade Japonesa onde o “homem é o lobo do homem”.

Sábado, 8 de outubro |18h00
JOCHUKKO
Tomotaka Tasaka
1955 | FIC | 142’
Decidida a saldar uma antiga dívida de gratidão, Hatsu desloca-se de Akita para Tokyo de modo a oferecer os seus serviços enquanto ama dos Kajiki, família urbana exemplarmente burguesa. A jovem provinciana cedo se apercebe das diferenças entre a sua terra e a capital Japonesa enquanto desenvolve uma relação especial com Katsumi, o filho mais novo dos Kajiki. Verdadeira epopeia dos pequenos gestos do quotidiano, O Menino da Ama encurta as distâncias geográficas, psicológicas e sociais no micro-cosmos da casa para apenas nos preparar para a despedida inevitável.

Quinta-feira, 13 de outubro | 21h30
GINZA NO ONNA
Kôzaburô Yoshimura
1955 | FIC | 109’
Ikuyo é a patroa de Shizumoto, uma residência de gueixas que emprega quatro outras mulheres. Todas, em simultâneo, vão revelando as extremas agruras da profissão. Desde a procura frustrada da popularidade nos jornais, passando pelos desejos difusos de maternidade e terminando na desilusão amorosa, as cinco mulheres sobrevivem debaixo do céu incandescente de Ginza, um dos bairros mais abastados de Tokyo. Contado a partir da perspectiva de uma jovem aprendiz de gueixa recentemente contratada, Mulheres de Ginza é um retrato ácido e lúcido dessas mulheres que, mesmo na derrota, saem esclarecidas.

Sábado, 15 de outubro | 18h00
GÛZEN TO SÔZÔ
Ryûsuke Hamaguchi
2021 | FIC | 121’ | M/14
O filme de Ryûsuke Hamaguchi é composto por três histórias: um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução falhada e um encontro que resulta de um mal-entendido – um delicioso tríptico sobre o amor no Japão moderno, entre o imprevisível e as coincidências.

Quinta-feira, 20 de outubro | 21h30
HATSUKOI
Takashi Miike
2019 | FIC | 108’ | M/16
Durante uma noite em Tóquio, seguimos Leo, um jovem pugilista cuja sorte acabou, e que conhece o seu “primeiro amor”, Monica, uma acompanhante toxicodependente, mas ainda assim inocente. Mal sabe Leo, mas Monica foi involuntariamente apanhada num esquema de tráfico de droga, e os dois vêm-se perseguidos por um polícia corrupto, um Yakuza, o seu némesis, e uma assassina enviada pelas tríades chinesas. Os destinos de todos acabam por se interligar no estilo espectacular e anárquico de Miike.

Sábado, 22 de outubro | 18h00
Hayao Miyazaki
1992 | ANI | 92’ | M/4 (japonês legendado em português)
Na Itália do início dos anos 30, piratas aéreos, mercenários e engenhocas voadoras de todos os tipos dominam os céus. O mais esperto e experiente de todos os pilotos é Marco Pagot, mais conhecido por Porco Rosso, um homem amaldiçoado com a cabeça de um porco depois de ter visto ascender aos céus os espíritos dos pilotos mortos na última batalha aérea que travou.
Agora, com o fim da Primeira Guerra Mundial, ele é um mercenário desiludido no Mar Adriático, que resgata aqueles que são raptados por piratas aéreos. Donald Curtis, o rival de Porco nos ares e na afeição das mulheres, constitui um desafio constante ao herói.

Quinta-feira, 27 de outubro | 21h30
A ETERNA DESCULPA
NAGAI IIWAKE
Miwa Nishikawa
2016 | FIC | 124’ | M/12
Sachio, um escritor popular, perdeu a sua esposa num acidente de autocarro, juntamente com a sua melhor amiga. Estava com outra mulher quando soube da notícia, e, considerando que há muito que o amor no seu casamento tinha terminado, tem de fingir a dor que todos esperavam dele. Sob pressão, sem ter como canalizar as emoções e sentindo-se incapaz de escrever, conhece Yoichi, o marido, verdadeiramente devastado, da amiga da sua esposa, que ficou com dois filhos pequenos. Sem realmente perceber o porquê, Sachio oferece-se para cuidar deles enquanto o pai está no trabalho.Estando apegado a esta nova família encontrada, finalmente começa a sentir a sua perda e o vazio deixado por uma esposa com quem ele achava que não se importava. Nesta jornada interior para a compreensão, encontrará, novamente, o seu amor por ela.

Sábado, 29 de outubro | 18h00
ASA GA KURU
Naomi Kawase
2020 | FIC | 142’ | M/12
Um casal recorre a uma associação sem fins lucrativos para iniciar um processo de adopção. Em breve, acolhem no seu lar Asato, uma criança nascida de um amor adolescente. Seis anos mais tarde, a mãe biológica de Asato reaparece na vida da família, depois de perceber que não quer ser apagada da vida do seu filho. Poderosa adaptação visual de um romance de Mizuki Tsujimura, o mais recente filme da aclamada cineasta japonesa Naomi Kawase retrata a adopção através de uma nova luz, criando uma história tão comovente como desconcertante. True Mothers foi nomeado o candidato japonês à Categoria de Melhor Filme Internacional nos Óscares de 2021.
Rua Ruben A, 210, 4150-639, Porto
bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€
A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.
Já há multibanco. Não se fazem reservas.



