As Noites de Boris estão de volta!
Em agosto voltamos ao nosso ciclo de cinema ao ar livre com duas sessões dedicadas ao formato da curta-metragem nos jardins da Casa das Artes.
No dia 17, a sessão será dedicada ao cinema nacional com quatro curtas-metragens de realizadores portugueses. O dia 24 é dedicado ao cinema de animação numa seleção da Casa da Animação das melhores curtas-metragens da 30ª edição do Curtas – Festival Internacional de Cinema de Vila do Conde.
A entrada é gratuita e as sessões terão inicio às 21h30.

Quarta-feira, 17 de agosto | 21h30

NHA SUNHU
José Magro
2021 – Portugal – 20′30″ – FIC
Issa, futebolista bissau-guineense que joga em Portugal, é contactado por dois realizadores de cinema que desejam saber mais sobre a sua vida, com o propósito de fazer um documentário. Expondo as vozes que estão por detrás da câmara, Nha Sunhu é uma reflexão sobre olhar, viés, e representação do/a outro/a.

MULHER DA MINHA GENTE
Nicole Noia
2022 – Portugal- 30’ – DOC
Inserido no contexto histórico do Vale do Ave, Mulher da minha gente leva-nos numa viagem pelas fábricas têxteis e as suas histórias. Conceição, avó da realizadora, conta a sua história na primeira pessoa, refletindo sobre o papel da mulher na fábrica no contexto social de Vila das Aves no período pré 25 de Abril.

A BRIEF HISTORY OF PRINCESS X
Gabriel Abrantes
2016 – PT/GB/FR – 7′ – FIC
Um retrato delirante da escultura Princess X de Constantin Brancusi, uma controversa escultura em bronze, que começou como um busto da igualmente controversa sobrinha bisneta do Napoleao, a Marie Bonaparte.

UM QUARTO NA CIDADE
João Rui Guerra da Mata, João Pedro Rodrigues
2021 – Portugal – 5′17″ – DOC
Quando fazem calar as vozes, a música vibra na memória.
Um Quarto na Cidade é um jogo de referências e uma homenagem ao realizador Jacques Demy. É também uma oportunidade para os dois realizadores recordarem (o homónimo) Une chambre en ville e Les Parapluies de Cherbourg, de Demy, e a importância que estes filmes tiveram para eles.
Quarta-feira, 24 de agosto | 21h30

GARRANO
David Doutel e Vasco Sá
2022, Portugal, Lituânia, 14’
Um cavalo Garrano é forçado a puxar uma carga pesada sob um sol escaldante,e Joel, um jovem rapaz, descobre um homem que está prestes a incendiar uma floresta.

O HOMEM DO LIXO
Laura Gonçalves
2022, Portugal, 11’
Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um vão-se cruzando para recordar a história do tio Botão. Da ditadura à emigração para França, onde trabalhou como homem do lixo, e quando voltava a Belmonte na carrinha cheia de “lixo”que transformava num verdadeiro tesouro.

O CASACO ROSA
Mónica Santos
2022, Portugal, França, 8’
Um filme-musical político sobre um Casaco Rosa sempre com alguma na manga. No conforto do seu lar, Casaco Rosa tortura e costura os opositores do sistema.

ICE MERCHANTS
João Gonzalez
2022, Portugal, França, Reino-Unido, 14’
Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite.

SCALE
Joseph Pierce
2022, França, Reino-Unido, Bélgica, República Checa, 14’
Ao conduzir na autoestrada, WIll perde o seu sentido de escala. À medida que o seu vício em drogas se aprofunda, ele esforça-se para compreender a sequência de eventos que o levaram à sua situação, antes que esteja perdido para sempre.

ALENTO
Leonor Pacheco
Música de: Pedro Pestana & Nils Meisel
2022, Portugal, 3’
Rua Ruben A, 210,
4150-635, Porto
ENTRADA LIVRE

PARCERIA PROGRAMAÇÃO




