AS NOITES DE BORIS

NOS JARDINS DA CASA DAS ARTES

Quartas-feiras de Agosto

22h

Boris-2020_Cartaz_V2

Num ano em que faz mais sentido que nunca, voltamos a fazer férias em casa. Pelo segunda ano consecutivo, trazemos AS NOITES DE BORIS até aos jardins da Casa das Artes. A partir de dia 5 de agosto, a nossa programação ao ar livre é dedicada mais uma vez ao formato da curta-metragem.

Abrimos com a exibição de três curtas de três realizadoras, numa celebração do cinema português no feminino. 

Na semana seguinte, quarta-feira dia 8, acolhemos uma programação da Casa da Animação e do Festival de cinema de animação OLHO com a exibição de curtas-metragens de cinema de animação cujo a temática é “mundos admiráveis”.

No dia 19 de agosto e como já vem sido habitual, recebemos o BEAST – festival internacional de cinema da Europa de Leste com o WARM UP do festival que este ano teve que ser adiado para 2021.

Para fecharmos as Noites de Boris, uma sessão dedicada a Fernando Pessoa, com a exibição da curta-metragem de Eugène Green “Como Fernando Pessoa salvou Portugal” e a curta-metragem “ Boca do Inferno” de Luís Porto, filmada na cidade do Porto e que contará com a presença do realizador.

Este ano, devido às novas regras de combate à pandemia COVID 19, a entrada é livre condicionada ao levantamento de bilhete.*

 

Quarta-feira, 5 agosto | 22h

TRÊS CURTAS, TRÊS REALIZADORAS PORTUGUESAS 

DIA DE FESTArealizadoras_cartaz_instagram-01

Sofia Bost – 2019 | 17’

Mena vive sozinha com a filha, Clara, que faz hoje 7 anos. Enquanto lhe prepara uma festa de aniversário, tarefa que executa com dificuldades financeiras e a contragosto, Mena recebe um telefonema da mãe que a deixa perturbada.

RUBY

Mariana Gaivão – 2019 | 25’

O canto da madrugada desce a montanha queimada, ecoando no xisto de uma aldeia portuguesa. Ruby desperta e ergue-se na meia luz. No exterior, o seu cão Frankie fugiu. Filha de dois mundos, aquele que os pais ingleses deixaram para trás e a terra portuguesa que a viu crescer mas que ainda lhe chama estrangeira, Ruby move-se entre as fronteiras de ambos, sem pertencer a nenhum. A sua melhor amiga, Millie, irá regressar a Inglaterra, e o fim da infância de ambas encontra-se com o fim de um dia quente de Verão.

CÃES QUE LADRAM AOS PÁSSAROS

Leonor Teles – 2019 | 21’

As aulas terminaram e sente-se uma azáfama no ar. Os turistas enchem as ruas e os cafés do Porto. O velho e decadente é agora vendido como ponto alto da gentrificação. Vicente pedala pela cidade montado na sua Órbita azul e observa a transformação urbana a cada dia que passa. O Porto já não é o mesmo e ele também não. Entre família e amigos, Vicente vive com expectativa os primeiros dias de férias, que trazem a promessa de mudança e a incerteza de uma vida nova.

Quarta-feira, 12 agosto | 22h

MUNDOS ADMIRÁVEIS

uma programação conjunta da Casa da Animação com o Festival de cinema de animação OLHO.

O PECULIAR CRIME DO ESTRANHO SENHOR JACINTO

Bruno Caetano  – Portugal, França | 2019 | 11’

Filme baseado no conto de Manuel Ruas Rosa. Numa cidade onde a natureza foi proibida, o pequeno crime de um homem simples desencadeia consequências inesperadas. 

LUMINARIS

Juan Pablo Zaramella  – Argentina | 2011 | 6’

Num mundo em que a luz impera e marca o ritmo da vida, um homem comum tem um plano que pode mudar o rumo das coisas. 

O HOMEM QUE TINHA MEDO DE CAIR

Joseph Wallace  – UK | 2011 | 4’

 A vida de Ivor ficou virada de pernas para o ar depois que um vaso de plantas despoletou uma série de reacções paranóicas. 

NADA ACONTECE 

Michelle e Uri Kranot – FR/DN | 2017 | 12’

Está muito frio na periferia da cidade. No entanto, as pessoas reunem-se. Observo-as a formar uma fila no horizonte. Esperamos que algo aconteça. No entanto, nada… Viemos juntos para testemunhar algum evento. Para participar num espectáculo. Para vermos e sermos vistos. 

GUAXUMA

Nara Normande  – FR/BR | 2018 | 14’ 

Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. Éramos inseparáveis. O sopro do mar traz-me boas lembranças. 

BANG BANG!

Julien Bisaro  – FR | 2014 | 11’

É a abertura da temporada de caça. E também o aniversário de Éda: 25 anos. Para festejar, o pai oferece-lhe um apartamento que acaba por ser tomado pela justiça. Feliz aniversário! Desesperada, Éda foge. Ela pega o carro, corre, corre muito. Quando um cão vermelho lhe aparece à frente, iluminado pelos faróis, dá-se um acidente. Assustada com o animal estranho, ela corre para a floresta onde o seu pai lidera a caça. Presa entre presas, Éda não tem outra escolha a não ser controntá-lo.   

Quarta-feira, 19 agosto | 22h

BEAST WARM UP Desktop-001

uma programação do BEAST Festival Internacional de Cinema dedicado ao cinema da Europa de Leste.

THE HEADLIGHT

Ionut Gaga –  Romania | 2017 | 15’

Deus defende que ainda existem homens honestos no mundo, mas o Diabo discorda. Uma aposta no valor de dez mil almas é feita.

Essas almas ficarão suspensas no equilíbrio dos altíssimos princípios morais de Radu Iovan. Com pressa para se encontrar com a sua filha que está a deixar o país, é mandado parar por causa de um farol fundido.

THE SON

Hristo Simeonov – Bulgaria | 2015  | 29’

Uma história sobre a vida de um rapaz cigano que vive com a sua família numa velha caravana no interior da Bulgária, onde tem de compensar a ausência do seu pai.

THE NEST

Kristína Schnirzová – Slovakia | 2017 |27’

Na vida de todos os pais, chega um momento em que devem enfrentar o medo de estarem sozinhos. O Ninho é uma tragícomedia e um retrato intimo de um casal envelhecido que vive endividado e repara a sua casa na esperança de que os seus filhos voltem a viver com eles um dia.

Quarta-feira, 26 agosto | 22h

HERÓI: PESSOA 

COMO FERNANDO PESSOA SALVOU PORTUGAL transferências

Eugène Green – PT/FR/BG | 2018 | 27’

Nos anos 1920, a pedido de um dos seus empregadores, o poeta Fernando Pessoa cria um slogan publicitário para a bebida Coca-Louca, que cria o pânico no seio do governo autoritário da altura.

BOCA DO INFERNO

Luís Porto – PT | 2019 | 38’

Um reservado poeta português e um exuberante ocultista inglês encontram-se na Lisboa de 1930. Quando o último desaparece, um detective inglês começa uma investigação minuciosa: terá sido realmente um suicídio, como noticiado? Ou um homicídio? Esta é a história real do breve encontro entre Fernando Pessoa, Aleister Crowley e Hanni Larissa Jaeger .

 

______________________________________________________________________________

**Os bilhetes poderão ser levantados a partir das 20h30 do dia da sessão. Abertura de portas às 21h. 

(80 lugares sentados, mais 30 disponíveis na relva)

**em caso de chuva, as sessões decorrerão no interior da Casa das Artes, na Sala Henrique Alves Costa.

 

organização: CINECLUBE DO PORTO + DRCN

parceiros programação: CASA DA ANIMAÇÃO + FESTIVAL OLHO + BEAST

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending