CCP_75Anos_Negativo

 

Há 75 anos, um grupo de jovens entusiastas criava o que viria a ser o Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto. É a Hipólito Duarte que devemos a fundação do Cineclube do Porto, mas é também a muitos outros, sócios e membros dos órgãos sociais, ao longo destes últimos 75 anos, que devemos a nossa existência.

É um sinal forte de resistência e vivacidade que estejamos hoje a comemorar os 75 anos desta associação.

Temos preparado para todos os nossos sócios e amigos vários eventos a fim de comemorarmos condignamente estes 75 anos, dos quais destacamos: a inauguração de uma biblioteca de cinema construída a partir do acervo do Cineclube do Porto, que estará aberta ao público na Casa do Infante e que se chamará Biblioteca do Cineclube do Porto; o lançamento de uma edição única sobre a história do Cineclube do Porto, na sua relação com a história do cinema e do cineclubismo em Portugal; uma programação especial que percorrerá as várias décadas do cinema, tantas quantas o Cineclube já viveu; e ainda, a edição em DVD da cópia restaurada do filme Auto da Floripes realizado em 1959-1962 pela secção de cinema experimental do Cineclube do Porto.

A situação pandémica que atualmente vivemos a nível mundial e a subsequente declaração do estado de emergência em Portugal obrigaram-nos a adiar o programa de comemorações planeado para Abril 2020. Mal nos seja possível comunicaremos nova data, para que possamos, então, e juntos em sala, comemorar e viver de novo a experiência do cinema.

Obrigada e um viva ao Cineclube do Porto e aos seus sócios e amigos!

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending