FEVEREIRO’20

BREXIT

Em fevereiro, dedicamos a nossa programação ao cinema britânico. Visitamos alguns dos clássicos com os 39 degraus de Alfred Hitchcock e Peeping Tom de Michael Powell, passando por alguns exemplos da British New Wave com foque nalguns dos mais proeminentes realizadores britânicos no ativo como Ken Loach, Mike Leigh e Sam Mendes.

A nossa primeira sessão exibimos o mais recente filme de Ken Loach “Nós passamos por cá” que retorna à sua temática de representação e luta da classe trabalhadora.

No dia 8 exibimos um dos filmes mais famosos de Mike Leigh: “Segredos e Mentiras”, vencedor da Palma de Ouro de 1996 sobre o reencontro entre uma mãe uma filha.

Na quinta-feira, dia 13, repomos a sessão cancelada de dezembro “TECHNOBOSS”. O filme é realizado pelo português João Nicolau.

Na mesma semana, “Peeping Tom” de Michael Powell, um filme controverso na altura da sua estreia mas que se tornou um clássico do cinema britânico.

A semana seguinte é dedicada à british new wave, com a exibição de filmes de dois dos seus maiores realizadores: Karel Reisz e Tony Richardson. “ Saturday night, sunday morning” é exibido na quinta-feira, 20 e “Look Back in Anger” no sábado, 22.
Na última semana, exibimos o mais recente filme de Sam Mendes, “1917”, nomeado aos Óscares, filmado de maneira a parecer um único plano sequência e um dos melhores filmes do período britânico de Alfred Hitchcock: “39 degraus”.

Não percam Fevereiro, há muito para ver!

fevereiro20201

quinta-feira, 6 fevereiro | 21h30

PASSAMOS POR CÁ

SORRY WE MISSED YOU

Ken Loach

GB/ FR/ BEL | 2019 | FIC | 101’

Após a grave crise financeira de 2008, que pôs em causa a estabilidade de milhões de cidadãos em todo o mundo, o inglês Ricky Turner, pai de família, esforça-se para ter sempre um prato de comida na mesa. Com cada vez mais dificuldade em pagar as despesas, toma uma decisão arriscada: comprar uma carrinha e trabalhar por conta própria num “franchise” de entregas ao domicílio. Contudo, não imaginava as imensas contingências que um trabalho desses implicaria. Sem ordenado fixo a cada final de mês, Ricky vê-se a trabalhar quase continuamente. Com o passar dos meses, a falta de dinheiro, associada ao excesso de trabalho e às preocupações com o negócio, quase o levam ao desespero. 

sábado, 8 fevereiro | 18h00

SEGREDOS E MENTIRAS

SECRETS & LIES

Mike Leigh

GB / FR | 1996 | FIC | 136’

Após a morte da mãe adoptiva, Hortense, uma jovem negra de 27 anos, decide encontrar a sua mãe biológica. Quando finalmente se encontram, Hortense fica espantada ao descobrir que a mãe, Cynthia, é branca e tem uma filha de 20 anos. No início, Cynthia fica perturbada ao ver a filha que havia esquecido há muito tempo. Contudo, mais tarde, decide desenvolver um relacionamento profundo. Cynthia depara-se então com a tarefa de fazer a sua família aceitar o facto de ter uma filha negra…

quinta-feira, 13 fevereiro | 21h30

sessão especial

TECHNOBOSS

João Nicolau

PT/FR | 2019 | FIC | 113’ | M/12

Luís Rovisco, sexagenário divorciado, espera em breve cessar as suas funções de director comercial da empresa SegurVale – Sistemas Integrados de Controlo de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e a cantar sobre o que lhe vai passando à frente. De resposta pronta e sorriso fácil, é senhor de uma bagagem que lhe permite escapar de forma sempre airosa às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem semear-lhe pelo caminho. Nem a morte de Napoleão (um gato), nem uma persistente dor no joelho ou um desaguisado familiar o fazem soçobrar: não há mal que uma canção não vença. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra.

sábado, 15 fevereiro | 18h00

A VÍTIMA DO MEDO

PEEPING TOM

Michael Powell

GB | 1960 | FIC | 101’

O filme “maldito” de Michael Powell, que deu cabo da sua carreira e a que só muito tempo depois se prestaram as devidas honras. Um dos mais intensos estudos sobre a paranóia e também sobre o cinema, através da história de um jovem cineasta amador cuja obsessão pela morte o transforma num assassino para filmar in extremis as reações das vítimas.

quinta-feira, 20 fevereiro | 21h30

SÁBADO À NOITE, DOMINGO DE MANHÃ

SATURDAY NIGHT, SUNDAY MORNING

Karel Reisz

GB | 1960 | FIC | 89’

Filme charneira do novo cinema inglês. Longa-metragem seminal da geração dos “angry young men, SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING é a incorporação, pela ficção, de uma tradição britânica do cinema “realista”. Politizado e com fortes preocupações sociais. Primeiro grande papel no cinema de Albert Finney.

sábado, 22 fevereiro | 18h00

PAIXÃO PROIBIDA

LOOK BACK IN ANGER

Tony Richardson

GB | 1959 | FIC | 98’

 Com a fotografia do grande Oswald Morris, o filme abre com uma cena extraordinária passada num clube de jazz. O trompetista Jimmy Porter, um homem desiludido, com educação universitária, enraivecido contra o sistema- trabalha de dia numa banca de doces.

A sua mulher de classe média, sofre oprimida com a brutalidade das suas tiradas, mas quando ele tem um caso com sua melhor amiga causa uma dor incalculável a todos que conhece.

O primeiro filme de Tony Richardson é o epítome do kitchen-sink drama que gerou um novo gênero de cinema britânico com filmes protesto que atravessarem os anos sessenta.

Quinta-feira, 27 fevereiro | 21h30

1917

Sam Mendes

GB | 2019 | FIC | 119’ | M/14

Sam Mendes, o realizador vencedor de um Óscar® de “007: Skyfall”, “007 Spectre”, “Revolutionary Road” e “Beleza Americana”, traz a sua visão singular a este épico sobre a Primeira Guerra Mundial, “1917”. No auge da Primeira Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), recebem uma missão aparentemente impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados, entre eles o irmão de Blake.

Sábado, 29 fevereiro | 18h00

39 DEGRAUS

39 STEPS

Alfred Hitchcock

GB | 1935 | FIC | 81’ | 

Hitchcock é o guia desta inesquecível viagem pela Escócia, num filme que muitos consideram o melhor do seu período britânico e o “gémeo” do NORTH BY NORTHWEST da fase americana. Adaptado de um popular romance de John Buchan, trata-se da história de um homem tomado erradamente por assassino (um tema típico de Hitchcock) e obrigado a percorrer a Escócia algemado a uma rapariga, durante a fuga e a busca do verdadeiro criminoso.

Texto da Cinemateca

todos os filmes são exibidos na sua versão original com legendas em português.

nao temos mb

Sala Henrique Alves Costa

bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€

A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.

Não se fazem reservas. Não há multibanco.

http://www.cineclubedoporto.wordpress.com | http://www.facebook.com/cineclubedoporto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending