FEVEREIRO’20
BREXIT
Em fevereiro, dedicamos a nossa programação ao cinema britânico. Visitamos alguns dos clássicos com os 39 degraus de Alfred Hitchcock e Peeping Tom de Michael Powell, passando por alguns exemplos da British New Wave com foque nalguns dos mais proeminentes realizadores britânicos no ativo como Ken Loach, Mike Leigh e Sam Mendes.
A nossa primeira sessão exibimos o mais recente filme de Ken Loach “Nós passamos por cá” que retorna à sua temática de representação e luta da classe trabalhadora.
No dia 8 exibimos um dos filmes mais famosos de Mike Leigh: “Segredos e Mentiras”, vencedor da Palma de Ouro de 1996 sobre o reencontro entre uma mãe uma filha.
Na quinta-feira, dia 13, repomos a sessão cancelada de dezembro “TECHNOBOSS”. O filme é realizado pelo português João Nicolau.
Na mesma semana, “Peeping Tom” de Michael Powell, um filme controverso na altura da sua estreia mas que se tornou um clássico do cinema britânico.
A semana seguinte é dedicada à british new wave, com a exibição de filmes de dois dos seus maiores realizadores: Karel Reisz e Tony Richardson. “ Saturday night, sunday morning” é exibido na quinta-feira, 20 e “Look Back in Anger” no sábado, 22.
Na última semana, exibimos o mais recente filme de Sam Mendes, “1917”, nomeado aos Óscares, filmado de maneira a parecer um único plano sequência e um dos melhores filmes do período britânico de Alfred Hitchcock: “39 degraus”.
Não percam Fevereiro, há muito para ver!

quinta-feira, 6 fevereiro | 21h30
PASSAMOS POR CÁ
SORRY WE MISSED YOU
Ken Loach
GB/ FR/ BEL | 2019 | FIC | 101’
Após a grave crise financeira de 2008, que pôs em causa a estabilidade de milhões de cidadãos em todo o mundo, o inglês Ricky Turner, pai de família, esforça-se para ter sempre um prato de comida na mesa. Com cada vez mais dificuldade em pagar as despesas, toma uma decisão arriscada: comprar uma carrinha e trabalhar por conta própria num “franchise” de entregas ao domicílio. Contudo, não imaginava as imensas contingências que um trabalho desses implicaria. Sem ordenado fixo a cada final de mês, Ricky vê-se a trabalhar quase continuamente. Com o passar dos meses, a falta de dinheiro, associada ao excesso de trabalho e às preocupações com o negócio, quase o levam ao desespero.
sábado, 8 fevereiro | 18h00
SEGREDOS E MENTIRAS
SECRETS & LIES
Mike Leigh
GB / FR | 1996 | FIC | 136’
Após a morte da mãe adoptiva, Hortense, uma jovem negra de 27 anos, decide encontrar a sua mãe biológica. Quando finalmente se encontram, Hortense fica espantada ao descobrir que a mãe, Cynthia, é branca e tem uma filha de 20 anos. No início, Cynthia fica perturbada ao ver a filha que havia esquecido há muito tempo. Contudo, mais tarde, decide desenvolver um relacionamento profundo. Cynthia depara-se então com a tarefa de fazer a sua família aceitar o facto de ter uma filha negra…
quinta-feira, 13 fevereiro | 21h30
TECHNOBOSS
João Nicolau
PT/FR | 2019 | FIC | 113’ | M/12
Luís Rovisco, sexagenário divorciado, espera em breve cessar as suas funções de director comercial da empresa SegurVale – Sistemas Integrados de Controlo de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e a cantar sobre o que lhe vai passando à frente. De resposta pronta e sorriso fácil, é senhor de uma bagagem que lhe permite escapar de forma sempre airosa às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem semear-lhe pelo caminho. Nem a morte de Napoleão (um gato), nem uma persistente dor no joelho ou um desaguisado familiar o fazem soçobrar: não há mal que uma canção não vença. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra.
sábado, 15 fevereiro | 18h00
A VÍTIMA DO MEDO
PEEPING TOM
Michael Powell
GB | 1960 | FIC | 101’
O filme “maldito” de Michael Powell, que deu cabo da sua carreira e a que só muito tempo depois se prestaram as devidas honras. Um dos mais intensos estudos sobre a paranóia e também sobre o cinema, através da história de um jovem cineasta amador cuja obsessão pela morte o transforma num assassino para filmar in extremis as reações das vítimas.
quinta-feira, 20 fevereiro | 21h30
SÁBADO À NOITE, DOMINGO DE MANHÃ
SATURDAY NIGHT, SUNDAY MORNING
Karel Reisz
GB | 1960 | FIC | 89’
Filme charneira do novo cinema inglês. Longa-metragem seminal da geração dos “angry young men”, SATURDAY NIGHT AND SUNDAY MORNING é a incorporação, pela ficção, de uma tradição britânica do cinema “realista”. Politizado e com fortes preocupações sociais. Primeiro grande papel no cinema de Albert Finney.
sábado, 22 fevereiro | 18h00
PAIXÃO PROIBIDA
LOOK BACK IN ANGER
Tony Richardson
GB | 1959 | FIC | 98’
Com a fotografia do grande Oswald Morris, o filme abre com uma cena extraordinária passada num clube de jazz. O trompetista Jimmy Porter, um homem desiludido, com educação universitária, enraivecido contra o sistema- trabalha de dia numa banca de doces.
A sua mulher de classe média, sofre oprimida com a brutalidade das suas tiradas, mas quando ele tem um caso com sua melhor amiga causa uma dor incalculável a todos que conhece.
O primeiro filme de Tony Richardson é o epítome do kitchen-sink drama que gerou um novo gênero de cinema britânico com filmes protesto que atravessarem os anos sessenta.
Quinta-feira, 27 fevereiro | 21h30
1917
Sam Mendes
GB | 2019 | FIC | 119’ | M/14
Sam Mendes, o realizador vencedor de um Óscar® de “007: Skyfall”, “007 Spectre”, “Revolutionary Road” e “Beleza Americana”, traz a sua visão singular a este épico sobre a Primeira Guerra Mundial, “1917”. No auge da Primeira Guerra Mundial, dois jovens soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), recebem uma missão aparentemente impossível. Numa corrida contra o tempo, têm de atravessar território inimigo e entregar uma mensagem que impedirá um ataque letal contra centenas de soldados, entre eles o irmão de Blake.
Sábado, 29 fevereiro | 18h00
39 DEGRAUS
39 STEPS
Alfred Hitchcock
GB | 1935 | FIC | 81’ |
Hitchcock é o guia desta inesquecível viagem pela Escócia, num filme que muitos consideram o melhor do seu período britânico e o “gémeo” do NORTH BY NORTHWEST da fase americana. Adaptado de um popular romance de John Buchan, trata-se da história de um homem tomado erradamente por assassino (um tema típico de Hitchcock) e obrigado a percorrer a Escócia algemado a uma rapariga, durante a fuga e a busca do verdadeiro criminoso.
Texto da Cinemateca
todos os filmes são exibidos na sua versão original com legendas em português.

Sala Henrique Alves Costa
bilhete normal: 3,5€ | bilhete estudante / +65 anos: 2,5€ | bilhete sócio CCP: 0,5€
A bilheteira abre meia-hora antes de cada sessão.
Não se fazem reservas. Não há multibanco.
http://www.cineclubedoporto.wordpress.com | http://www.facebook.com/cineclubedoporto



