CINEMA NA CASA DAS ARTES
SALA HENRIQUE ALVES
MARÇO’19
MALAS CHICAS
A personagem feminina é presença constante nas histórias que se contam no Cinema. Mas a história da personagem feminina contada por uma mulher é muito mais raro. E é a isso que nos propomos no mês de março.
Todos os filmes exibidos são realizados por mulheres e tem como temática central a mulher. Uma ou várias mulheres que se “rebelam”, que fogem da norma e não fazem o que delas é esperado.
Abrimos com o documentário sobre uma rebelde: “Chavela”. A cantora mexicana cuja contribuição para a sociedade vai muito além da sua influência na música americo-latina.
Dia 7, exibimos o filme de Lucrecia Martel ” A mulher sem cabeça” sobre Verónica e o confronto com uma realidade que cada vez menos reconhece como sua. Na mesma semana, Rita Azevedo Gomes representa o cinema nacional com “A vingança de uma mulher” uma adaptação livre de uma história de Barbey d’Aurevilly sobre a retaliação de uma mulher após o marido matar o seu amante.
Na semana de 14 e 16 de abril, exibimos o filme de Sara Colangelo “A educadora de infância” sobre Lisa que projeta num dos seus jovens alunos os seus ideiais e sonhos. No dia 16, um dos clássicos da Nouvelle Vague com uma das suas mais famosas realizadoras, Agnès Varda com “Cléo de 5 a 7”.
Na semana seguinte, temos “The Beguiled” de Sofia Coppola que nos traz um remake do famoso filme de Don Siegel mas desta vez explorando a perspetiva feminina.
“Como nossos pais”, o filme da brasileira Laís Bodanzky, conta a história de uma mulher a quem suposto esperar perfeição em tudo que faz e que com a descoberta de um segredo de família reavalia a sua vida.
Para a última semana exibimos o filme de Kelly Reichardt, uma das maiores realizadores independentes norte-americanas, com o filme nunca estreado em sala em Portugal, “Certain Women” que acompanha a vida de 3 mulheres.
Para fechar a programação o filme da alemã Maren Ade “A Floresta para as árvores”, também inédito em Portugal, que conta a história de uma professora a quem nada lhe corre como esperado.
*Antecedendo as nossas sessões de quinta-feira, exibiremos filmes de 4 realizadoras pioneiras no cinema. Alice Guy-Blaché, a primeira realizadora mulher de sempre e que trabalhou sobretudo nos estúdios Gaumont; Mabel Normand que realizou a curta-metragem onde temos a primeira aparição do The Tramp a famosa personagem de Charlie Chaplin; Lois Weber que foi considerada uma das mais importantes realizadoras do cinema mudo e Maya Deren, uma das maiores realizadoras do cinema experimental das décadas de 40 e 50.
Não percam Março, há mesmo muito para ver!

Sábado, 2 de março | 18h00
Catherine Gund e Daresha Kyi
2017 | EUA | DOC | 90’ | M/12
Será que Chavela se arrastou realmente para os quartos das mulheres, como Ava Gardner, durante a noite, para as roubar dos seus maridos? Será que ela se armou com uma pistola, que disparou às vezes, por diversão? E será que realmente se juntou a bebedeiras épicas com os amigos, que duravam de sexta a quarta-feira? Será que ela passou um ano a viver com Frida Kahlo, num tórrido romance?
A jornada alegre, dolorosa, musical e profundamente espiritual de Chavela Vargas para a auto-aceitação é a essência deste documentário: um retrato impressionante de uma mulher que ousou vestir, falar, cantar e sonhar a sua singular experiência de vida.
Quinta-feira, 7 de março | 21h30
HISTOIRE ROULANTE + LES RESULTATS DU FEMINISME
de Alice Guy-Blaché
1906 | FRANÇA | (2’+7′)
+
LA MUJER SIN CABEZA
Lucrecia Martel
2008 | ARG/ FR/ES/IT | FIC | 87’ | M/12
Veronica vai ao volante do seu carro quando num momento de distracção sente que atropela qualquer coisa. Nos dias seguintes, sente-se a desaparecer, sente-se estranha às coisas e às pessoas que a rodeiam, aluada. Confessa ao marido que se calhar atropelou alguém, regressa ao local do acidente, mas só descobre o cadáver de um cão. Porém, quando a vida parece regressar à normalidade, um cadáver é descoberto…
Sábado, 9 de março | 18h00
Rita Azevedo Gomes
2011 | PORTUGAL | FIC | 100’ | M/
Um lugar na Europa, séc. XIX. Roberto (Fernando Rodrigues) é um “bon vivant”. A sua vida é levada entre o aborrecimento e as tentativas frustradas de fugir dele. Um dia, enquanto procurava os prazeres da carne e julgava que nada o poderia surpreender, conhece uma cortesã (Rita Durão) que lhe revela algo absolutamente inesperado: ela foi, em tempos, a esposa do duque de Sierra Leone. Depois de o seu marido assassinar o grande amor da sua vida, mergulhada em desespero e revolta, jurou a maior e mais cruel vingança de uma mulher: atacando a sua honra, torna-se prostituta. Aquele momento vai mudar Roberto, que reconhece o vazio de toda a sua existência por nunca ter conhecido o verdadeiro amor.
Quinta-feira, 14 de março | 21h30
MESHES OF THE AFTERNOON
Maya Deren
EUA | 1943 | 14′
+
THE KINDERGARTEN TEACHER
Sara Colangelo
2018 | EUA | FIC | 96’ | M/14
Quando uma educadora de infância de Staten Island descobre que um dos seus alunos de cinco anos talvez seja dotado, fica fascinada e obcecada pela criança, entrando numa perigosa e desesperada vertigem para lhe alimentar o talento.
Sábado, 16 de março | 18h00
DUAS HORAS NA VIDA DE UMA MULHER
CLÉO DE 5 A 7
Agnès Varda
1961 | FRANÇA | FIC | 90’ | M/12
“Cléo de 5 à 7” é um dos melhores filmes de Agnès Varda, e certamente um dos que melhor exprime um “espírito Nouvelle Vague”; de resto as deambulações parisienses da sua personagem principal não deixam de evocar “À Bout de Souffle”, como se Cléo fosse um contraponto feminino ao filme de Godard (que, por sua vez, aparece num curioso “filme no filme”).
Texto: Cinemateca Portuguesa
Quinta-feira, 21 de março | 21h30
MABEL’S STRANGE PREDICAMENT
Mabel Normand
EUA | 1914 | 17′
+
THE BEGUILED
Sofia Coppola
2017 | EUA | FIC | 93’ | M/16
O Capitão John McBurney é um soldado ferido que se encontra em fuga após desertar da guerra. Encontra refúgio num internato feminino onde professoras e estudantes estão mais que dispostas a ajuda-lo a recuperar. Rapidamente as tensões sexuais levam a perigosas rivalidades, já que as mulheres ao cuidarem da sua perna ferida, envolvem-se mais do que o esperado.
Sábado, 23 de março | 18h00
Laís Bodanzky
2017 | BRASIL | FIC | 105’ | M/12
Rosa é uma mulher que quer ser perfeita em todas as suas obrigações: enquanto profissional, mãe, filha, esposa e amante. Quanto mais tenta acertar, mais tem a sensação de estar a errar. Filha de intelectuais dos anos 70 e mãe de duas meninas pré-adolescentes, ela vê-se pressionada pelas duas gerações que exigem que ela seja moderna e omnipresente, uma supermulher sem falhas nem vontades próprias. Num almoço de domingo, recebe uma notícia estrondosa da sua mãe. A partir desse episódio, Rosa inicia uma redescoberta de si mesma.
Quinta-feira, 28 de março | 21h30
SUSPENSE
Lois Weber
EUA | 1913 | 10′
+
Kelly Reichardt
2016 | EUA | FIC | 107’ | M/14
A pouco e pouco, graças às suas ficções melancólicas e contemplativas, a revisitarem a “marginalidade” americana mas também as suas origens históricas, Kelly Reichardt foi-se tornando um nome fundamental do moderno cinema independente americano. “Certain Women”, que ficou inédito no circuito comercial português, parte de um conjunto de contos da escritora Marie Molloy para compor um retrato de três mulheres de circunstâncias diferentes, pondo em evidência, com subtileza, a questão do lugar feminino na sociedade americana.
Texto: Cinemateca Portuguesa
Sábado, 30 de março | 18h00
DER WALD VOR LAUTER BÄUMEN
Maren Ade
2003 | ALEMANHA | FIC | 83’ | M/16
filme gentilmente cedido pelo Goethe Institut
Melanie Pröschle (Eva Löbau) é uma jovem professora idealista que chega com o coração e a mente abertos a uma nova cidade, para lecionar na escola local. No entanto, os problemas começam a aparecer e a se aglutinar a tal ponto que todo o cenário que ela tinha em mente cai por terra, obrigando-a a encarar a realidade tal como ela é.
Bilhete Normal: €3.50 | Bilhete Estudante e +65anos: € 2.50 | Bilhete Associado Cineclube do Porto: €0.50
A bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.




