No próximo dia 08 de Maio de 2018, será exibido o filme Ama-San de Cláudia Varejão numa secção especial do Festivalul Filmului European. O Festivalul Filmului European/ Festival de Cinema Europeu é um dos principais festivais de cinema da Roménia e acontece de 7 a 13 de Maio em Bucareste.

A exibição de Ama-San  acontece no seguimento do trabalho desenvolvido pelo Clube Português de Cinematografia – Cineclube do Porto, em parceria com a associação Plus East e o Instituto Camões em Bucareste no âmbito do programa Portuguese Enigma.

AMA-SAN | Cláudia Varejão | Portugal, Japão | 2016| 112′

Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote às rochas do fundo do Oceano Pacifico e finalmente subir para respirar outra vez. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas AmaSan, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

As AmaSan conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina. Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se anticipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos.

+ info 

http://www.terratreme.pt/projects/ama-san

http://ffe.ro/2018/programfilme/amasan/

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending