CINEMA NA CASA DAS ARTES

SALA HENRIQUE ALVES COSTA

JUNHO

ser

[verbo intransitivo]

humano

FRAMES

Ser define-se como: ter certa característica, pertencer, significar. Ser humano é na sua essência ter falhas. Mas também gerar e gerir sentimentos, pertencer a pessoas e momentos; ser humano significa uma reação única e inesperada de cada um ao que o rodeia.

Este mês apresentamos 8 filmes cujos os personagens são confrontados pelas suas próprias falhas e toda a ação é condicionada pela circunstância singular de cada um.

No dia 1 apresentamos o último filme de Paul Verhoeven : o provocante “Elle” com a magnifica Isabelle Huppert. Na mesma semana Philippe Garrel retorna à nossa programação com um dos seus temas recorrentes em “À Sombra das Mulheres”: a infidelidade mas com uma abordagem mais desassombrada.

Na semana de 08 e 10, apresenta-se dois filmes de culto. O último capitulo da trilogia das Cores de Kieslowski e o clássico de Billy Wilder “O Apartamento” onde a comédia equilibra-se com a critica mordaz a um certo tipo de sociedade.

Na semana a seguir, exibimos “Animais Noturnos” uma viagem de uma ficção simbólica dentro da ficção que nos fala de arrependimento, culpa e traição. “Stromboli”, a obra-prima de Rossellini, o filme onde a natureza torna-se personagem na luta interior da personagem cheia de imperfeições.

Os dois últimos filmes, já que sábado 24 é dia de São João e não teremos sessão, são “Os Dias do Paraíso”, uma oportunidade rara de ver em sala o filme que Terrence Malick realizou antes da sua famosa pausa de 20 anos e que mesmo assim o ajudou a tornar-se num dos maiores realizadores americanos; e “São Jorge” de Marco Martins, filme português que deu a Nuno Lopes o prémio de melhor ator no festival de Berlim.

Há muito para ver em Junho.

CCP_06-2017_Cartaz

QUINTA-FEIRA | 01 DE JUNHO | 21:30

ELA

ELLE

Paul Verhoeven

FR/ALE/BELG | 2016 | FIC | 130′ | M/16

Michèle parece indestrutível. Responsável de uma grande empresa de jogos de vídeo, ela gere os seus compromissos como a sua vida sentimental: com mão de ferro. A sua vida transforma-se no dia em que é agredida em sua casa por um misterioso desconhecido. Quando consegue descobrir o rasto desse homem, ambos entram num estranho e excitante jogo – um jogo que, a qualquer momento, pode ficar fora de controlo.

SÁBADO | 03 DE JUNHO | 18:00

À SOMBRA DAS MULHERES

L’OMBRE DES FEMMES

Philippe Garrel

FRANÇA | 2015 | FIC | 75′ | M/12

Pierre e Manon são um casal, realizam documentários juntos e vivem com dificuldades financeiras. Um dia, Pierre conhece uma jovem estagiária, Elisabeth, e esta torna-se sua amante. No entanto, Pierre não quer deixar Manon – pretende manter a relação com as duas.

QUINTA-FEIRA | 08 DE JUNHO | 21H30

TRÊS CORES:VERMELHO

TROIS COULEURS:ROUGE

Krzysztof Kieslowski

FRANÇA | 1994 | FIC | 99′ | M/12

Valentine, uma jovem modelo e estudante na universidade de Genebra, atropela um cão. Felizmente, o cão ficou apenas ferido e Valentine vê na sua coleira a morada do dono, um juiz que espia as conversas telefónicas dos seus vizinhos.

SÁBADO | 10 DE JUNHO | 18H00

O APARTAMENTO

THE APARTMENT

Billy Wilder

EUA | 1960 | FIC | 125′ | M/12

Cinco Oscares para esta obra prima de Billy Wilder, a quem couberam três estatuetas (como produtor, realizador e argumentista), que mistura em doses perfeitas a comédia e o drama, a pureza e o cinismo. Jack Lemmon é um empregado de escritório que procura subir na hierarquia cedendo o seu apartamento para as aventuras extra-conjugais dos administradores. Até que se apaixona por uma dessas “conquistas”: Shirley MacLaine.

Texto: Cinemateca Portuguesa

QUINTA-FEIRA | 15 DE JUNHO | 21H30

ANIMAIS NOTURNOS

NOCTURNAL ANIMALS

Tom Ford

EUA| 2016 | FIC | 116′ | M/16

Susan Morrow, uma negociadora de arte de Los Angeles (EUA), sente-se cada vez mais distante de Armie, o marido. Um dia, recebe pelo correio a cópia de um romance escrito por Edward, o seu primeiro marido, de quem não tinha notícias há já vários anos. A obra, que lhe é dedicada, conta a história de um casal com uma filha pequena. Ao mesmo tempo que se sente impelida à leitura, Susan sente-se profundamente incomodada com a violência contida no livro, acabando por se ver forçada a reavaliar as escolhas que a trouxeram até ali e as consequências de todas as decisões. E, na sua interpretação da história, vê tudo aquilo como uma forma de vingança de Edward, que nunca superou o facto de a relação ter fracassado.

SÁBADO | 17 DE JUNHO | 18H00

STROMBOLI

STROMBOLI, TERRRA DI DIO

Roberto Rossellini

ITÁLIA | 1950 | FIC | 107′ | M/12

Karen é uma refugiada. De modo a poder ficar em Itália, ela casa-se com um marinheiro da ilha de Stromboli, na Sicília. Rapidamente, o facto de ambos terem mentalidades diferentes cria conflitos entre o casal. Odiada pelos habitantes da ilha e praticamente ignorada pelo marido, Karen procura forças para sobreviver nesse contexto. Este é o filme que marca a primeira colaboração entre Rossellini e Ingrid Bergman.

QUINTA-FEIRA | 22 DE JUNHO | 21H30

OS DIAS DO PARAÍSO

DAYS OF HEAVEN

Terrence Malick

EUA | 1978 | FIC | 95′ | M/12

Um dos filmes mais aclamados de todos os tempos. Dias do Paraíso é uma comovente história sobre dois homens que amam a mesma mulher. Richard Gere, um fugitivo das catacumbas de Chicago, dá com ele a enfrentar um tímido e rico Texano (Sam Shepard), pelo amor de Abby (Brooke Adams).

O filme que Malick realiza a seguir a “Badlands”, é uma extraordinária conquista cinematográfica de imagem e de som.

Após este filme, Terrence Malick ficaria 20 anos sem realizar qualquer filme, não deixando mesmo assim de ser considerado um dos maiores realizadores americanos durante esse tempo de interregno.

SÁBADO | 24 DE JUNHO

SÁBADO, VINTE E QUATRO

NÃO HÁ SESSÃO

NÃO HÁ CINEMA, NEM TEATRO

É DIA DE SÃO JOÃO!

QUINTA-FEIRA | 29 DE JUNHO | 21H30

SÃO JORGE

Marco Martins

PORTUGAL | 2016 | FIC | 116′ | M/16

Jorge, boxeur, desempregado, corre o risco de perder o seu filho e a sua mulher, quando esta decide regressar ao Brasil. Em desespero, aceita trabalho numa empresa de cobranças difíceis. Ironicamente, Jorge passa a intimidar aqueles que, como ele, se vêem a braços com dívidas que não conseguem pagar. Impele-o a fé numa vida melhor para a sua família, mesmo quando se vê empurrado para um caminho de marginalidade.

Bilhete Normal: €3.50 | Bilhete Estudante e +65anos: € 2.50 | Bilhete Associado Cineclube do Porto: €0.50

A bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending