expo

 

 

A exposição Cinema Gráfico:​ ​Capas dos programas do Cineclube do Porto assinala​ ​​​a celebração d​o 71º aniversário do Clube Português de Cinematografia​ -​ Cineclube do Porto.​ É uma oportunidade para destacar o trabalho de artistas como Adelino Felgueiras, Alice Sousa, Ângelo de Sousa, António Bronze, Armando Alves, Manuel Pinto e Pedro Ramalho ​e o seu contributo para a actividade cinematográfica através da criação das imagens dos programas de sessões do CPC-CCP.

Cinema Gráfico:​ Capas dos programas do Cineclube do Porto é um momento para dar visibilidade ao património que foi reunido ao longo da história ​do Cineclube ​assim como o recente impulso dado à sua preservação e valorização.

Esta exposição, feita em parceria entre o Cineclube do Porto ​e a Cooperativa Árvore, sublinha a importância de uma ligação entre duas instituições cuja relação nasce desta geração de artistas, simultaneamente colaboradores do Cineclube do Porto, alguns deles fundadores da Cooperativa Árvore.

Em exposição estará a reimpressão de uma obra de cada artista juntamente com uma serigrafia especialmente criada por Armando Alves para celebrar o 71º aniversário do Cineclube do Porto.

Será também o lançamento de uma série de cada trabalho para venda em duas modalidades:

1) Colecção Cinema Gráfico
Um exemplar de cada obra com a oferta de um catálogo da exposição
Preço: 400€

2) Venda individual de cada obra
​Preço: 80€

​Comissários: ​Laura Soutinho, Teresa Mendes​,José António Cunha, José Emídio
​Textos: António Cardoso, José Emídio, José António Cunha, Teresa Mendes
Impressão: Sofia Meira, assistida por Mónica Araújo
Impressão serigráfica: Teresa Ramalheira
Design de catálogo: Vício da Cor
Agradecimentos: ​Filipa Ferreira, Hugo Barreira, Rui Silvestre, Leonor Soares, Miguel de Sousa, Manuela Bronze, António Cardoso
Artistas editados: Adelino Felgueiras, Alice Sousa, Armando Alves, Ângelo de Sousa, António Bronze, Manuel Pinto e Pedro Ramalho ​
Cooperativa Árvore (R. Azevedo de Albuquerque 1​)
​de 13 a 26 de Abril
Inauguração: 13 de Abril, 18h30

 

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending