O festival Queer Lisboa 18 – Festival Internacional de Cinema Queer promove este ano uma extensão da sua programação na Casa das Artes no Porto com a seguinte programação:

 

Sexta-feira, 3 de Outubro | 21h30

 

Pink Flamingos

John Waters

EUA | 1979 | 93’ | M/16

 

Divine, musa drag e actriz fetiche de John Waters, é a estrela deste clássico do cinema underground americano. Ela e sua excêntrica família desfrutam o prazer de serem as pessoas mais perversas do mundo. Este título gera competição e ciúmes envolvendo um casal não menos estranho, que fará de tudo para tirá-la do seu caminho. Repleto de actos bizarros, como manter em cativeiro jovens raparigas e estuprá-las, para as engravidar e vender as crianças a casais de lésbicas, este filme está cheio de situações constrangedoras e escandalosas, tornando-se um marco na carreira de John Waters, colocando-o em destaque no panteão do cinema independente. A escatológica cena final de Pink Flamingos conferiu-lhe o estatuto de filme de culto, bem como a banda-sonora com canções dos The Centurions, The Trashmen, Patti Page e Little Richard.

 

Sábado, 4 de Outubro | 19h00

 

Hairspray

John Waters

EUA | 1988 | 92’ | M/16

 

Nesta história sobre uma menina gorda, Tracy Turnblad (interpretada por Ricki Lake) não só somos confrontados com um filme sobre o empoderamento de uma figura marginal, mas também com uma sub-trama sobre a segregação no início dos anos 60 e de como os jovens radicais da época lançaram as sementes da mudança. Mas, infelizmente, Hairspray vai ser também lembrado como o último e mais mediático desempenho de Divine para John Waters. Após a sua estreia, Hairspray recebeu críticas elogiosas, e Divine foi anunciado como o grande actor de personagens que foi.

 

Sábado, 4 de Outubro | 21h30

 

 Polyester

John Waters

EUA | 1981 | 86’ | M/16

 

Francine Fishpaw é uma dona de casa suburbana de classe média em Baltimore. Infelizmente, para esta “boa mulher cristã”, o dinheiro que sustenta o seu estilo de vida vem dos filmes pornográficos do seu marido. Os seus vizinhos reclamam do ruído, o seu filho é o conhecido “Calcador de Baltimore”, a sua filha é engravidada por um bandido local e o seu marido está a ter um caso com a secretária.

 

 

Bilhete Inteiro: 4,00€

com desconto: 3,50€ *
* preço com desconto para menores de 25 anos, maiores de 65 anos, associados Cineclube do Porto e Clientes American Express.

Bilhetes à venda no próprio dia da sessão.
A bilheteira abre 30 minutos antes de cada sessão.

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending