CartazCineclube2

Terça-feira | 13 de maio | 21h30

 

ARQUITECTURAS FILM FESTIVAL 2013

APRESENTAÇÃO DOS FILMES PREMIADOS

 

Sessão de Abertura com a presença de Sofia Mourato, diretora do Arquitecturas Film Festival.

 

O ARQUITETURAS projetou-se na declaração do Ano da Arquitetura em Portugal pelo Secretário de Estado da Cultura, em Janeiro de 2013, e como projeto associado da Trienal de Arquitetura de Lisboa. A primeira edição instalou-se como instrumento de divulgação e promoção de Portugal além-fronteiras, apresentando Portugal com um forte interesse na preservação e promoção do seu património arquitetónico, e Lisboa como uma cidade de espírito aberto ao diálogo criativo internacional.

Foi com este mindset que nasceu o ARQUITETURAS FILM FESTIVAL LISBOA: um evento dinâmico e interdisciplinar, numa área estratégica de desenvolvimento económico e cultural.

Entre 1 de Abril e 1 de Agosto de 2013 foram recebidas 198 inscrições de filmes para serem selecionados para o Arquiteturas Film Festival 2013, que decorreu de 26 a 29 de Setembro em Lisboa no Cinema City Alvalade. Nesta primeira edição foram exibidos 110 filmes de 29 países diferentes, incluindo 30 de produções nacionais e 60 parcerias nacionais e internacionais.

O Cinema City de Alvalade foi espaço não só da exibição de curtas e longas metragens, nos 5 dias do festival 1200 pessoas participaram num fórum de discussão das relações e possíveis intersecções entre a Arquitetura e o Cinema.

Entre documentários, ficções e filmes experimentais foram variadas as abordagens ao tema, não se pretendeu impor um olhar, mas sim promover o debate explorando todas as suas vertentes, sempre desenvolvido de forma dinâmica e suportado por um extenso plano de atividades paralelas.

A reflexão sobre estas duas formas de arte começa a ganhar corpo em território nacional com iniciativas como o Arquiteturas, divulgando o trabalho e vida de muitos arquitetos, promovendo obras arquitetónicas e espaços urbanos e explorando novos diálogos entre as imagens em movimento e a prática da arquitetura.

O circuito itinerante dos doze filmes premiados do festival reflete o potencial cultural e empreendedor desta mostra colocando Portugal na rota de festivais especializados onde é observado um aumento do interesse cultural entre os dois setores e uma abertura a um público diversificado. A apresentação dos prémios viaja por várias cidades portuguesas e europeias apostando na descentralização e internacionalização das qualidades portuguesas nos setores da Arquitetura e do Cinema.

 

Terça- feira | 13 de maio | 21h30

Arquitecturas Film Festival (AFF) – Sessão de Abertura com presença de Sofia Mourato

 

5040 – Inês Teixeira (2013)
That Which Is Unseen – Reuben Nanda, Agata Lis e David Robinson (2013)
Arriverdeci Macau – Rosa Coutinho Cabral (2013)

 

Quarta-feira | 14 de maio | 18h30

The Mother, The Son And The Architect – Petra Noordkamp (2012)

A Comunidade – Salomé Lamas (2012)

Lucien Herve – A Photographer Despite Himself – Gerrit Messiaen (2013)

 

 

Quarta-feira | 14 de maio | 21h30

A Janela (Maryalva Mix) – Edgar Pêra (2001)
Quinta-feira | 15 de maio | 21h30
ESTREIA
1960 – Rodrigo Areias (2013)
Conversa entre Rodrigo Areias e Alexandre Alves Costa

 

Sábado | 17 de maio | 16H00

 

Viagem a Tóquio – Yasujirô Ozu (1953)
Sábado | 17 de maio | 18H30

Small&Smart – Matjaz Ivanisin e Damjan Kozole (2011)

Sábado | 17 de maio | 21H30

 

Herzog & De Meuron’s Park Avenue Armory – Jonathan Clabburn e Tapio Snellman (2011)
Panorama – Francisco Ferreira e João Rosmaninho (2013)
Why Don‘t We Change – João C. Couto (2012)
Matéria de Composição – Pedro Aspahan (2013)

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending