O Clube Português de Cinematografia / Cineclube do Porto, em parceria com a Midas Filmes, APEL e INATEL, homenageia o artista Ângelo de Sousa, desparecido há cerca de um ano, com a exibição do documentário de Jorge Silva Melo, realizado para a Artistas Unidos. O filme será exibido às 22h na Praça General Humberto Delgado.


JSM: “Quis filmá-lo ao sabor de encontros vários, em Coimbra numa exposição de escultura, em casa, no atelier, em Lisboa.
O filme parte de vários encontros com o Artista, como se fossem várias curtas-metragens justapostas, em que ele comenta os seus trabalhos, os métodos, a repetição das formas, as alternâncias de suportes (papel, fotografia, vídeo, metal), ele que tanto trabalha o desenho como a escultura como o papel. Inquieto, Ângelo guia-me pela sua sempre declarada alegria, impermanente conquista diária das formas simples.”

ENTRADA LIVRE

próxima sexta-feira exibiremos o filme ” Corte do Norte” de João Botelho

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending