O Cineclube do Porto apresenta, num projecto inserido no evento Manobras no Porto, uma conversa  com quatro convidados ( representantes das Curtas Metragens de Vila do Conde, Casa da Animação, Anilupa e do próprio Cineclube do Porto ) que irão falar das suas experiências de desenvolvimento de actividades de formação através do Cinema no contexto do centro histórico do Porto.
Em síntese, do encontro entre representantes destas 4 instituições, pretende-se uma conversa concreta sobre estratégias de acção e apresentação de casos e resultados, ancorada no trabalho desenvolvido pelo projecto “Sé à Rua” cujo o resultado será exibido durante a conversa e ao longo dos 5 dias do Manobras no Porto.

( Sé a Rua é o produto final de um projecto que consistiu em reinterpretar com 1 grupo de crianças algumas sequencias no centro histórico do Porto do filme “ Costureirinha da Sé” de Manuel Guimarães de 1959. )

 

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending