O Cineclube apresenta amanhã, dia 11 de Agosto, às 21 e 30 no Museu Nacional Soares dos Reis “Ana Hatherly – A Mão Inteligente” um documentário sobre a vida e a obra da artista Ana Hatherly, realizado por Luís Alves de Matos.

Ana Hatherly – A Mão Inteligente

Portugal |  Doc | 2003 

Ana Hatherly nasceu no Porto em Maio de 1929. Poeta, romancista, ensaísta, tradutora, investigadora, professora universitária e artista plástica. Membro destacado do grupo de Poesia Experimental Portuguesa nos anos 1960 e 1970.

Com a exposição Anagramas, na Galeria Quadrante, em 1969, inicia o seu percurso nas artes plásticas. Desde então realizou várias exposições individuais e colectivas. As suas Obras integram colecções dos principais Museus de Arte Contemporânea Portugueses, e colecções privadas nacionais e estrangeiras.

Desde muito cedo, toda a sua obra manifesta o interesse por questões que se desenvolvem na ambiguidade entre a escrita e o domínio mais puramente visual, sendo por vezes muito difícil estabelecer as fronteiras entre estes territórios e definir onde termina a poesia e começa o desenho ou a pintura. Estas questões são sobretudo evidentes quando a artista trabalha em pequenos formatos e com tintas de escrever, algo que é muito frequente em toda a sua produção, desde meados dos anos 60 até aos dias de hoje.

ENTRADA LIVRE

* em caso de mau tempo, a sessão será exibida no interior do Museu.

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending