O Cineclube regressa às suas sessões em parceria com o Museu Nacional Soares dos Reis. Desta feita, apresenta esta quinta-feira dia 28 de Julho, às 21 h 30 , o documentário “Malagantana, contador de histórias” da realizadora Karin Monteiro.

PORTUGAL|  2007| DOC | 50′

O filme parte da fase inicial da vida de Malangatana como pintor. Espontâneo, com uma vitalidade lendária, o seu génio muito particular ‘traduz’, nas palavras do Professor Pancho Guedes, ‘tudo que vê e ouve em pintura de uma maneira espantosa’. Enquanto muito jovem passa da vida rural em Matalana à cidade e à descoberta dos ritmos novos da vida suburbana. Agora, passado quase meio século e a partir de Matalana, de novoMalangatana conta e canta, as historias daquele tempo. Este documentário, esboço do quadro tumultuoso da vida do pintor na década dos ’60, foi filmado sem guião, a medida que as coisas aconteciam. E ainda deixa muitas histórias por contar……

Karin Monteiro nasceu durante o século 20, por mero acaso perto da Cidade do Cabo na África do Sul. Foi criada na Namíbia e viveu muitos anos em Moçambique. Durante uma vida errante foi professora de ballet, estudou Belas Artes, trabalhou como fotojornalista e formou-se em Política Africana e Desenvolvimento. Vive actualmente em Portugal.

ENTRADA LIVRE

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending