O Cineclube do Porto e o Centro Nacional de Cultura apresentam no dia 27 de Maio (sexta-feira) às 21h30, no Largo do Terreiro da Sé (junto à Sé Catedral do Porto) o filme A Costureirinha da Sé, de Manuel Guimarães.


PT | 1959 | 35mm | Cor | 100′

A Costureirinha da Sé é o primeiro filme português que, de uma forma consistente, é filmado a cores e em Cinemascope. O Comércio do Porto descreveu-o como “a história agradável, por alegre, sentimental e romântica, pondo a nu as múltiplas variantes da alma popular, impetuosa e espontânea, aparentemente inamistosa, mas fundamentalmente amorável e sã”. O filme é uma adaptação de opereta popular de Armando Leite e Heitor Campos Monteiro e aproxima o espectador da intrincada realidade bairrista do Porto.

Uma sessão do CPC-CCP com o CNC – Centro Nacional de Cultura, Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e INATEL.

ENTRADA LIVRE

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending