Nesta próxima quinta-feira, dia 7 pelas 22 horas o Cineclube do Porto exibe o filme Barba Azul de Charlie Chaplin no cinema Passos Manuel.

Esta exibição insere-se no mês de comemorações do centenário de Henrique Alves Costa.

O BARBA AZUL – Monsieur Verdoux
Charles Chaplin
USA | 1947 | Fic. | 35mm | P&B | 124′

Os negócios de Henri Verdoux requerem muitas viagens. E os seus negócios envolvem seduzir velhas solteironas, insinuar-se na sua confiança e contas bancárias, e depois “despachar” as velhotas antes de partir para outras conquistas.

Com “O Barba Azul” Charles Chaplin resolveu virar as as suas alegres sensibilidades habituais do avesso com esta sublime comédia negra sobre um homem de família que secretamente útiliza vigarices e assassinatos para sustentar a sua amada, mãe inválida, mulher e criança. Vemos muito pouco do imortal Charlot vagabundo em Henri Verdoux, mas mesmo o maquiavélico bon-vivant tem o seu peculiar sentido de humor.

Quando este filme atípico para Chaplin estreou, o mundo não estava realmente preparado para olhar a morte nos olhos e sorrir. Hoje no entanto, O Barba Azul é considerado como uma das suas melhores obras.

Público Geral : 3,50€
Sócios CCP : 1€

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending