Nesta próxima terça-feira, dia 21 de Setembro, às 22 horas, o Cineclube do Porto desloca-se mais uma vez ao Breyner85 para uma sessão de curtas ao ar livre.

Desta vez, a sessão é dedicada ao cinema de duas Escolas de Cinema: Escola Superior de Tecnologias de Abrantes ( Curso de Vídeo e Cinema Documental) e a Universidade Lusófona (Licenciatura em Cinema Vídeo e Comunicação Multimédia).

“Éter” 
Alunos ESTA
Portugal | 2010 | Doc. | 22′

“(…) deixando-me fascinar duas vezes, pela imagem e pelas suas imediações, como se eu tivesse dois corpos ao mesmo tempo: um corpo narcísico que olha, perdido no espelho próximo, e um corpo perverso, pronto a feiticizar, não a imagem, mas precisamente o que a excede: o grão do som, a sala, o escuro, a massa obscura dos outros corpos, os raios da luz, a entrada, a saída; (…)” Roland Barthes

 
“A Audição”
Francisco Campos & Henrique Bagulho
Portugal | 2009 | Fic. | 11′

 Filipe é um reconhecido actor de teatro, porém ao longo da sua carreira nunca olhou a meios para atingir objectivos. Na sequência dum acidente de viação, entra em coma. É confrontado pela Morte num palco de teatro que lhe diz que está ali para uma audição. Se passar vive, caso contrário morre.


“Compramos e Vendemos Sentimentos”
Vitor Pedrosa e Francisco Sousa
Portugal | 2007 | Fic. | 11′

Uma loja compra e vende sentimentos. Esses sentimentos são representados por rebuçados. Existem duas filas: uma para quem quer vender rebuçados, outra para quem quer comprar. Nessas filas existem vários tipos de pessoas: o velho que quer vender tristeza, o jovem obeso que quer comprar controle… Lúcio está na fila das vendas e quando chega a sua vez, tenta vender todos os seus sentimentos, colocando uma grande porção de rebuçados em cima da mesa. O empregado justifica que não está autorizado a vender um número tão elevado de sentimentos. No meio da discussão uma rapariga fica com todos os rebuçados de Lúcio, entregando um único sentimento em troca.

“Sobre Vivência”
João Azevedo & Luís Lobo
Portugal | 2009 | Fic. | 10′

 É noite, perto de um bairro degradado dos subúrbios. Miguel, um jovem actor, entra numa bomba de gasolina onde o empregado o descrimina pela sua aparência. É provocado até ao limite até que a oportunidade surge quando Miguel vislumbra a arma que o Empregado guarda para sua segurança, dentro do balcão. É então que comete a loucura de alcançar a arma – e apercebe que não estão sozinhos lá dentro; do fundo da bomba soa uma voz – a voz de Viktoria Vostrot, a sua professora de teatro.
Aquilo que inicialmente seria um assalto torna-se rapidamente numa aula que Miguel nunca irá esquecer.


Público geral: 3€ c7 oferta de 1 bebida
Sócios CCP: 1€ c/ oferta de 1 bebida

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending