O Cineclube do Porto, em parceria com o Museu Nacional de Soares dos Reis, organiza, todas as Quintas à noite, durante o mês de Agosto, uma projecção de filmes ao ar livre. Uma linha de programação que visitará alguns dos artistas da colecção permanente, bem como a própria realidade dos museus.

Nesta quinta-feira, dia 12 de Agosto pelas 22 horas, o Cineclube exibe um filme sobre Fernando Lanhas.


Lanhas, o mais desirmanado

Jorge Campos

PT | 2001 | Doc. | BetaCam | Cor | 55′

Esta é a história de Fernando Lanhas, o homem dos sete rostos, como alguém lhe chamou, personagem tão invulgar quanto invulgares são os seus interesses. Entre outros prodígios, inventou a arte abstracta em Portugal. Mas também sonha e sonhando, levita. Vive nas estrelas. Com os pés assentes no chão.

ENTRADA LIVRE

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending