Na próxima quarta-feira, o Cineclube exibirá no cinema Passos Manuel, o filme Olhar de Ulisses de Theo Angelopoulos, pelas 22 horas.

Um cineasta grego exilado nos Estados Unidos regressa à sua terra natal, Ptolemais, para a projecção do seu mais recente filme. Mas o interesse verdadeiro de A. reside na busca de três bobines lendárias do primeiro filme grego dos irmãos Manakis que, no começo do cinema, percorreram incansavelmente os Balcãs, gravando a história e os costumes da região, com um olhar longe dos conflitos étnicos de hoje. Essas imagens primitivas, jamais reveladas, existem realmente? E se existem, onde estão?

Da Albânia à Macedónia, de Bucareste a Constança, descendo o Danúbio para o que era dantes a Jugoslávia, de Belgrado a Sarajevo, A. prossegue a sua busca do filme dos irmãos Manakis.

Vemos-nos na Sessão, Até Lá!


sócios do CPC/CCP: 1€
não sócios: 3,5 €

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending