O Cineclube do Porto e a Medeia Filmes organizam, na próxima terça-feira, 13 de Julho, às 21h30, no Teatro do Campo Alegre, uma sessão de homenagem a Henrique Alves Costa que contará com a participação de Manoel de Oliveira, André Oliveira e Sousa e Alexandre Alves Costa.

Será seguida da exibição de L’ATALANTE, de Jean Vigo, um dos filmes favoritos de Henrique Alves Costa e um filme emblemático para o cineclubismo. Foi a Federação Francesa de Cineclubes que, no final dos anos 40, reabilitou a obra-prima de Vigo, um dos mais míticos filmes de toda a história do cinema, mas que, logo após a rodagem, em 1934, conheceu vicissitudes várias. A cópia exibida é a que Pierre Philippe e Jean-Louis Bompoint restauraram no início dos anos 90 para a Cinémathèque Gaumont, com mais cerca de 20 minutos que as versões conhecidas até à data.

L’ Atalante conta a história de um jovem casal, Jean e Juliette, que após se casarem decidem ir viver para o barco de Jean. Para além do casal, mais dois homens constituem a tripulação.

Aborrecida com a vida no rio, Juliette escapa-se para a noite de Paris contra a vontade do marido que, enraivecido, a abandona. Porém, ao sentir a falta da mulher, Jean cai numa profunda depressão e envia um dos tripulantes à sua procura.

L’ATALANTE
um filme de Jean Vigo
com Michel Simon, Dita Parlo, Jean Dasté
França, 1934, p/b, 86’

RESERVA DE BILHETES POR TELEFONE: Teatro do Campo Alegre 22 606 3000

Uma resposta a “Sessão Especial de dia 13 de Junho – Homenagem a Henrique Alves Costa”

  1. Caro Paulo,

    Efectivamente o seu nome constava da nossa mailing list no entanto o seu email tinha um erro de digitalização. Pedimos-lhe as nossas sinceras desculpas por este lapso.
    Receberá em breve toda a nossa programação e actividades extra.

    Os nossos cumprimentos,
    Cineclube do Porto

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending