Na próxima terça-feira, dia 29, às 22 horas, o Cineclube do Porto exibirá o filme de Paulo Rocha: ” Mudar de Vida”, no Cinema Passos Manuel.



“Mudar de Vida, opus 2 de Rocha, introduziu na obra deste novas direcções, entre o legado nostálgico de Os Verdes Anos e os rumos da sua obra futura. Pano de fundo é a emigração, fenómeno que nos anos 60 afectara profundamente o tecido social e cultural português. E é o primeiro filme de Rocha em que se afirma a influência do cinema japonês, nos belos planos de juncos, névoa e rio, ao mesmo tempo que se acentua a forma de requiem e uma oculta liturgia que nele foi sempre programa e arte de inventar personagens. Personagens que aqui são de novo Isabel Ruth (e a sequência da capela é uma das mais belas do cinema português), o brasileiro Geraldo D’el Rey (actor de Glauber Rocha) e Maria Barroso que, depois de fulgurante começo no teatro nos anos 40, o Governo forçara a abandonar os palcos.

Mas quando Mudar de Vida se estreou em Portugal (em 1967) o ambiente eufórico que rodeara (as produções) Cunha Telles já se tinha desvanecido e o filme foi o ponto final das suas ambições. Apesar do relevo histórico e artístico destas obras, nenhuma logrou qualquer sucesso comercial e, apesar do seu baixo custo, todas fizeram perder dinheiro.”

João Bénard da Costa, in Histórias do Cinema

Vemo-nos na Sessão, Até Lá!

preços:
público em geral: 3,5 €
sócios activos do CPC/CCP:  1 €

SOBRE

O Cineclube do Porto, na sua origem intitulado de Clube Português de Cinematografia, é fundado por Hipólito Duarte no Liceu Alexandre Herculano no ano de 1945 tornando-se o primeiro Cineclube do país. Após a fundação pioneira o seu trajecto torna-se fulgurante com as suas sessões anti regime. Desde 2013 que mantém , em parceria com a DRCN, o projeto de “Cinema na Casa das Artes” com duas sessões semanais. Desde janeiro de 2023 regressa ao Batalha com as Matinés do Cineclube em sessões quinzenais aos domingos de manhã.

Trending